A integração entre os estados da região Norte foi reforçada com a chegada, na noite de quinta-feira (04), de três crianças de Rondônia ao Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC) da Zona Leste de Manaus.
Os pacientes, de três, cinco e seis meses, foram transferidos para realizar broncoscopia, procedimento no qual a unidade é referência e que integra o Complexo Hospitalar Leste (CHL).
LEIA TAMBÉM: SUS terá teleatendimento em saúde mental para viciados em bets
Cooperação entre estados fortalece atendimento
A secretária de Estado de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, destacou que as ações conjuntas entre Acre, Rondônia e Amazonas ampliam a capacidade de atendimento e fortalecem o pacto interfederativo. Segundo ela, a cooperação possibilita que cada estado complemente o atendimento às necessidades da população da região.
A broncoscopia é utilizada para diagnosticar doenças inflamatórias, infecciosas ou tumorais das vias aéreas. A escolha pelo Amazonas levou em conta a capacidade técnica do CHL e a proximidade geográfica, que facilita deslocamento e logística assistencial.
As crianças foram transportadas em aeronave do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBM-RO), acompanhadas pelas mães e por equipe multiprofissional responsável pela monitorização dos sinais vitais durante o voo.
A secretária Executiva Adjunta de Assistência da SES-AM, Mônica Melo, recebeu os pacientes no Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes e acompanhou o deslocamento até o HPSC. Segundo ela, as crianças chegaram clinicamente estáveis, sem necessidade de suporte ventilatório, e passaram pelo preparo para a realização dos procedimentos nesta sexta-feira.


