Um temporal registrado na noite de domingo (7) em Manaus causou interrupções no fornecimento de energia, quedas de árvores e alagamentos em diversos bairros da cidade. O episódio mobilizou equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) para atender ocorrências e reduzir os impactos do evento climático.
De acordo com o Centro de Cooperação da Cidade (CCC), ventos de até 55 km/h contribuíram para o rompimento de cabos de energia e a queda de árvores em vias públicas. Até as 21h50 de domingo, o órgão havia registrado 32 chamados emergenciais, sendo 15 tombamentos de árvores, seis alagações, seis destelhamentos e cinco outras ocorrências, incluindo duas erosões, um desabamento e dois riscos de desabar.
Os bairros que registraram maior volume de chuva, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram Cidade de Deus (60 mm), Puraquequara (52 mm), Santa Luzia (46 mm), Colônia Antônio Aleixo (41 mm) e Santa Etelvina (33 mm).
LEIA TAMBÉM: Cinco bairros de Manaus terão interrupção de energia nesta segunda; veja lista
O Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) da Defesa Civil do Amazonas emitiu alerta para a possibilidade de deslizamentos nos bairros Cidade Nova e Cidade de Deus, na zona norte, devido à previsão de continuidade das chuvas.
A Defesa Civil orienta moradores de áreas de risco a observar sinais de instabilidade, como rachaduras no solo ou em estruturas, e a deixar as residências caso percebam qualquer movimentação. O atendimento emergencial está disponível pelos números 199 e 98802-3547.


