No próximo final de semana (dias 27 e 28/12), o Ateliê 23 ocupa o palco do Teatro Gebes Medeiros, na avenida Eduardo Ribeiro, 937, no Centro Histórico de Manaus, para sessões dos espetáculos “Sebastião” e “Ensaio de Despedida”. As montagens, com classificação indicativa de 16 anos, fecham a programação de 2025 da companhia amazonense.
Os ingressos de meia-entrada variam de R$ 25 a R$ 30 e podem ser adquiridos pela internet ou na bilheteria do Teatro Gebes Medeiros. As produções contam com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
No sábado (27), a companhia apresenta o espetáculo “Sebastião” às 17h e 20h e, no domingo (28), a sessão do espetáculo “Ensaio de Despedida” acontece às 18h e 20h. Os ingressos estão disponíveis no Instagram (@atelie23) e na bilheteria do espaço cultural, uma hora antes da apresentação.
Em 2025, a companhia de teatro celebrou a conquista de novos títulos com o espetáculo “Sebastião”, como “Melhor Elenco” no Prêmio Cenym de Teatro Nacional 2025, uma honraria entregue anualmente pela Academia de Artes no Teatro do Brasil (ATEB) em reconhecimento à excelência do desempenho dos profissionais e espetáculos do teatro brasileiro.
LEIA TAMBÉM: “Pôr do Sol de Natal” leva programação especial ao mirante Lúcia Almeida
No 19º Festival de Teatro da Amazônia, pela Mostra Competitiva Jurupari Adulto, o Ateliê 23 venceu como “Melhor Trilha Sonora” e “Melhor Ator”, para Taciano Soares. O espetáculo “Sebastião” recebeu ainda indicações em “Melhor Espetáculo”, “Melhor Direção”, “Melhor Dramaturgia”, “Melhor Figurino”, “Melhor Visagismo/Maquiagem” e “Melhor Ator”, para Eric Lima.
“Esse é o nosso principal movimento, para que os artistas e o estado sejam reconhecidos nos melhores lugares em relação à produção cultural. Temos caminhado nesse sentido, com expectativas altas para o próximo ano, quando vamos dar novos passos para uma etapa especial do Ateliê 23, cada vez mais habitando outros territórios do Brasil”, comentou um dos diretores, Taciano Soares.
SEBASTIÃO – Em cena estão memórias da década de 1970, do Bar Patrícia, que, aliadas à experiência dos atores, compõem números musicais e depoimentos sobre diferentes tipos de violência. O nome é uma referência a São Sebastião, e a montagem traz a versão da história do santo para que ele tenha se tornado um patrono da comunidade LGBTQIAPN+.
O projeto é uma realização do Ateliê 23, com apoio do Itaú Cultural, por meio do Programa Rumos, do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

ENSAIO DE DESPEDIDA – No espetáculo, os atores Taciano Soares e Eric Lima interpretam um casal que, ao lidar com a separação, revive as várias fases do relacionamento em um jogo de atuação. Para a versão atualizada, o Ateliê 23 propôs uma ação nas redes sociais, e o público enviou reviravoltas e tragédias cômicas para compor o projeto, que tem sete anos de apresentações.
A cenografia do espetáculo é uma sala com móveis, caixas e um ar de mudança, deixando no ar a possibilidade de chegada ou de partida. A sonoplastia é autoral, composta por uma música instrumental tocada no teclado.


