Subiu para cinco o número de detentos recapturados após a fuga em massa registrada em uma unidade prisional de Maués, no interior do Amazonas. Na manhã deste sábado (27), mais três foragidos foram encontrados em uma área de mata na zona rural do município. Outros nove seguem foragidos.
LEIA TAMBÉM: Dois detentos são recapturados após fuga de 14 internos da unidade prisional de Maués
A fuga ocorreu na quarta-feira (24), véspera de Natal, durante o banho de sol pela manhã. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap), os detentos conseguiram serrar uma grade de proteção no pátio da unidade e deixaram o local sem serem contidos.
De acordo com informações da Polícia Militar, os presos Cristian Douglas Barão Lima, Uily Cardoso Pereira e Kerlisson de Oliveira Rodrigues foram recapturados após denúncia de que estariam escondidos em uma área de mata próxima à Comunidade do Camarão. No local, os policiais apreenderam armas de fogo, cuja quantidade não foi divulgada.
Antes disso, na quinta-feira (25), Rodrigo do Carmo Tavares foi recapturado em um terreno próximo à estrada do Bacabal. Horas depois, Ener Ferreira Mendonça também foi localizado pelas equipes de segurança.
Fuga de detentos em Maués: quem ainda está foragido
Com as recapturas, nove detentos continuam sendo procurados. São eles:
- Alberte da Silva Sarrae
- Vitor Gabriel Gonçalves Pantoja
- Robert William Gonçalves Pantoja
- Victor Hugo e Silva Moreira
- Breno Leão da Silva
- Dioncemar de Oliveira Rodrigues
- Luiz Prestes Caldeira Neto
- Henrique Bernardo de Azevedo Mendonça
- Clenilson Soares Gama
Situação da unidade prisional
A unidade prisional de Maués foi inaugurada neste ano, tem capacidade para 125 detentos e abrigava 67 presos no momento da fuga. O presídio funciona como unidade regional, recebendo internos de Maués e de outros seis municípios do Baixo Amazonas.
Em nota, a Seap informou que apura as causas da fuga e que os órgãos do sistema de Justiça acompanham o caso. A secretaria destacou ainda que as forças de segurança atuam de forma integrada nas buscas, com reforço da Polícia Militar, incluindo efetivos do Batalhão de Choque, da Companhia de Operações Especiais (COE) e da 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).


