Com a aproximação das festas de fim de ano, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) divulgou orientações sobre cuidados no preparo de alimentos, visando reduzir riscos de desconfortos digestivos e garantir segurança alimentar.
Segundo a diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, é importante observar a combinação de alimentos, especialmente em refeições mais fartas. O consumo excessivo de pratos gordurosos ou a mistura inadequada de diferentes tipos de alimentos pode causar estufamento, gases, refluxo e má digestão. Além disso, alimentos preparados ou deixados fora da refrigeração por longos perÃodos podem apresentar risco de contaminação.
LEIA TAMBÉM: Saiba quais serviços funcionarão durante feriado e ponto facultativo de Natal em Manaus
O diretor da Vigilância Sanitária da FVS, Jackson Alagoas, recomenda que, ao encomendar ou preparar a ceia, sejam priorizados estabelecimentos que sigam normas de segurança sanitária. Ele também orienta buscar atendimento médico caso surjam sintomas de intoxicação alimentar.
A nutricionista e fiscal sanitária Thabata Padilha destaca que refeições com excesso de gordura, açúcar e proteÃnas exigem mais do sistema digestivo, podendo causar azia, dificuldade para dormir e sonolência. Ela sugere optar por porções equilibradas, priorizar alimentos frescos ou minimamente processados e evitar grandes volumes de lÃquidos durante a refeição.
Manter horários regulares para as refeições, mastigar bem os alimentos e limitar produtos ultraprocessados são outras medidas indicadas pela FVS, que contribuem para uma digestão adequada e promovem bem-estar durante as celebrações de fim de ano.


