O defensor público Rafael Barbosa foi nomeado para mais dois anos à frente da Defensoria Pública Geral (DPG) do Amazonas. Ele foi escolhido pelo governador Wilson Lima, que publicou o decreto de recondução no Diário Oficial do Estado (DOE) de quinta-feira (4), disponibilizado neste domingo (7).
Atual Defensor Público Geral, Rafael Barbosa foi o mais votado na eleição interna da instituição, realizada em 14 de novembro, quando recebeu 119 votos, e integrou a lista tríplice encaminhada ao governador ao lado de Sarah Lobo e Helom Nunes. A posse da nova gestão está prevista para março de 2026.
LEIA TAMBÉM: Defensoria Pública realiza primeiro atendimento virtual em interior do AM
Defensor público de 1ª Classe, ele ingressou na Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) no concurso pioneiro de 2003. Foi Defensor Geral entre 2016 e 2020, período marcado pela modernização da instituição, valorização de membros e servidores e início do processo de interiorização estruturada.
De volta ao comando desde março de 2024, Barbosa acumula avanços, como a inauguração de 12 novas unidades no interior, a nomeação de 33 servidores e 15 defensores aprovados em concurso, além da realização de um novo certame com 10 vagas para membros.
Para o próximo biênio, Rafael Barbosa pretende manter o ritmo de expansão e fortalecer os serviços da Defensoria, alcançando ainda mais cidadãos que dependem da instituição.
Perfil de Rafael Barbosa
Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa é doutor e mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP e pós-doutorando em Direito na Unisinos. Professor-adjunto da Ufam, ingressou na DPE-AM em 2004, atuou em Parintins nas áreas cível, criminal e de família e já foi conselheiro do Conselho Superior.
Também exerceu os cargos de Subdefensor Geral (2014-2016) e diretor da Escola Superior da DPE-AM (2013-2014 e 2020-2023). É autor e coautor de seis livros.


