O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou o calendário de pagamento do PIS/Pasep 2026, referente ao abono salarial do ano-base 2024. Os depósitos terão início em 15 de fevereiro de 2026 para os nascidos em janeiro e seguirão em datas escalonadas até 15 de agosto, de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários.
O abono salarial é destinado a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que atendam a alguns critérios: estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2024 e ter recebido remuneração mensal média dentro do limite estabelecido. O valor do benefício será proporcional ao tempo de serviço durante o ano-base.
LEIA TAMBÉM: Acidente na BR-174 deixa casal ferido após moto bater em buraco na pista
A partir de 2026, o limite de renda para acesso ao PIS/Pasep não será mais corrigido pelo salário mínimo, passando a ser ajustado apenas pela inflação. A mudança deve impactar gradualmente o número de trabalhadores elegíveis.
Os beneficiários podem consultar a elegibilidade pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo telefone 158. O pagamento é realizado pela Caixa Econômica Federal (PIS) e pelo Banco do Brasil (Pasep).
O calendário de liberação segue o mês de nascimento: janeiro em 15 de fevereiro, fevereiro em 15 de março, março e abril em 15 de abril, maio e junho em 15 de maio, julho e agosto em 15 de junho, setembro e outubro em 15 de julho, e novembro e dezembro em 15 de agosto de 2026.


