Meninas de 7 à 17 anos que estudam em escolas públicas de Manaus têm nova oportunidade de se inscreverem nos cursos de “Desenvolvimento de Games” e “Introdução à Tecnologia”. É que o projeto “Manaós Tech Girls”, de iniciativa da escola Manaós Tech for Kids, abriu vagas remanescentes para que mais alunas possam ter a oportunidade de ter contato com o mundo da tecnologia.
Os cursos são ofertados gratuitamente e as aulas acontecem nas modalidades online e presenciais. Para se inscrever, basta acessar a página do projeto por meio do site: https://girls.manaostech.com/ onde estão disponíveis as informações gerais sobre as regras e, também, o edital do projeto.
As inscrições seguem até dia 31 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone: (92) 99102-0189 ou pelas redes sociais: @manaostechgirls
O programa Manaós Tech Girls visa despertar vocações para carreiras digitais e fortalecer a representatividade feminina no segmento da tecnologia e inovação. A ideia é formar centenas de meninas da rede pública de ensino para que elas possam ser futuras profissionais nas áreas de tecnologia, programação e de criação de jogos digitais.
“Abrimos essa nova chance de ver mais meninas envolvidas na área da tecnologia e inovação porque queremos garantir que nenhuma fique de fora por falta de vaga na primeira chamada. Recebemos muitas mensagens de famílias que desejavam participar e entendemos que ampliar o acesso é essencial para reduzir desigualdades e fortalecer a presença feminina no universo da tecnologia. Nosso compromisso é criar caminhos reais para que essas meninas descubram seu potencial e encontrem um espaço de futuro promissor”, salienta Glauco Aguiar, CEO da Manaós Tech for Kids
O projeto é realizado com o apoio do Fundo Socioambiental CAIXA e a Artemisia, por meio do programa “Caixa: Desafio Mulheres em STEM” que potencializa soluções de impacto positivo na vida de meninas e mulheres ao longo de suas trajetórias educacional e profissional. Graças a esse suporte, foi possível viabilizar a estrutura pedagógica, o acompanhamento das alunas e a oferta gratuita das formações, ampliando as oportunidades de acesso à tecnologia para meninas da rede pública do Amazonas.
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Esse apoio estratégico reforça a importância de unir esforços entre organizações locais e nacionais para transformar a realidade educacional e inspirar novas gerações de meninas e mulheres na ciência e na tecnologia.
Para saber mais informações sobre o Fundo Socioambiental Caixa, basta acessar: CAIXA Notícias: CAIXA e Artemisia divulgam projetos escolhidos para capacitar mulheres em ciências exatas.
Conteúdo programático
No ciclo de formação presencial, as turmas serão compostas por meninas de 7 à 11 anos. A metodologia será dividida em três blocos: Bloco 1 – Alfabetização digital e lógica de programação – Introdução ao uso consciente da tecnologia, pensamento computacional e experimentação com ferramentas como Piskel (para criação de Sprites que são elementos de animação e Construct 3 (para jogos 2D). Bloco 2 – Design e narrativas interativas: Desenvolvimento de personagens, roteiros e trilhas sonoras, com valorização de histórias locais e da diversidade cultural amazônica. E Bloco 3 – Criação e publicação de jogos digitais: Construção de protótipos jogáveis, testes em pares e preparação para a apresentação final, incentivando o trabalho em equipe e a autoconfiança das alunas.
No ciclo de formação à distância que atenderá as meninas de 12 a 17 anos, a metodologia também será organizada em três blocos, com ênfase em ferramentas e conceitos voltados ao desenvolvimento de jogos digitais utilizando a ferramenta Construct 3 e introdução a elementos de jogos 3D, abordando temáticas como: “Fundamentos da programação e pensamento computacional”, “Introdução à lógica de programação, fluxogramas, variáveis e eventos, aplicados em projetos de jogos”, “Design, arte e narrativa em jogos 3D”, “Criação de ambientes, personagens e histórias com base na vivência e identidade amazônica”, “Prototipagem e desenvolvimento de jogos” e “Planejamento, criação, interação e apresentação de jogos completos com suporte de mentorias síncronas”.
“As trilhas culminam em um evento cultural de encerramento, no qual os jogos desenvolvidos serão apresentados publicamente. Esse momento será dedicado à celebração do protagonismo das meninas e à valorização de suas conquistas, estimulando as vocações femininas em ciência, inovação e tecnologia”, destaca Glauco Aguiar.


