Teve início neste domingo (28/12) o mutirão de cirurgias oftalmológicas no município de Parintins, a 369 km de Manaus. A ação segue até terça-feira (30/12) e prevê 140 procedimentos, sendo 70 cirurgias de pterígio e 60 de catarata.
O mutirão integra os programas Novo Olhar e Opera+ Amazonas, que busca realizar 40 mil cirurgias eletivas em todo o estado, além das já programadas na rotina dos hospitais.
LEIA TAMBÉM: Mais um detento é recapturado após fuga em massa no presídio de Maués
Em Parintins, os procedimentos são realizados no Hospital Padre Colombo, conveniado com o Governo do Estado, que disponibiliza estrutura e insumos necessários.
De acordo ocm a titular da Secretaria de Estado de Saúde do Amazons (SES-AM), Nayara Maksoud, os pacientes convocados pelo Sistema de Regulação (Sisreg) passam por consulta de triagem pré-operatória no Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Deputado Gláucio Gonçalves, e os considerados aptos já têm a cirurgia agendada para o período da tarde no Hospital Padre Colombo, localizado na rua Oneldes Martins, nº 3515, bairro José Esteves.
“O Opera+ Amazonas tem sido essencial para garantir acesso às cirurgias eletivas. Em Manaus, já zeramos a fila de catarata e agora avançamos para o interior, com apoio das emendas, permitindo que os pacientes sejam atendidos mais perto de casa”, afirmou Nayara Maksoud.
O deputado Delegado Péricles destacou o impacto social da iniciativa. “Essas cirurgias devolvem visão, dignidade, autonomia e qualidade de vida às pessoas. A SES já atendeu mais de 12 mil pessoas no Amazonas, e continuaremos avançando. Saúde precisa estar sempre em primeiro lugar”, disse.
A SES-AM tem meta de realizar 12 mil cirurgias oftalmológicas até o final de 2025, somando capital e interior.


