Manaus registrou 1.298 novos casos de HIV em adultos ao longo de 2025, além de 445 novos diagnósticos de Aids e 183 mortes associadas à doença. Com o aumento dos registros, ações de testagem, prevenção e orientação começam a ser realizadas nesta segunda-feira (1º), no Mercado Adolpho Lisboa, dentro da programação do Dezembro Vermelho. As atividades ocorrem das 9h às 15h, com abertura marcada para as 11h.
A mobilização é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dr. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e organizações da sociedade civil. No local serão oferecidos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, além de distribuição de preservativos, autotestes e informações sobre prevenção. Também haverá oferta de adesão à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), método preventivo baseado no uso contínuo de medicação.
LEIA TAMBÉM: Inscrições abertas para Workshop sobre HIV/Aids e Juventude no Amazonas
Segundo Thayná Silva, chefe do núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Semsa, dezembro contará com ações em unidades de saúde para ampliar a testagem, incentivar o diagnóstico precoce e facilitar o início do tratamento. A campanha deste ano utiliza o tema “I=I (Indetectável = Intransmissível)”, que informa que pessoas com carga viral suprimida não transmitem o HIV.
A rede municipal acompanha 11.954 pessoas vivendo com HIV. Atualmente, 14 unidades disponibilizam PrEP, 11 oferecem Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e 193 unidades realizam testes rápidos e fornecem insumos de prevenção.


