Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo “Esse país é soberano e tem na Petrobras sua mais importante empresa”, diz Lula 
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Política > “Esse país é soberano e tem na Petrobras sua mais importante empresa”, diz Lula 
Política

“Esse país é soberano e tem na Petrobras sua mais importante empresa”, diz Lula 

Redação
Atualizado em 2025/12/02 at 7:48 PM
Redação 1 hora atrás
Compartilhe
“Esse país é soberano e tem na Petrobras sua mais importante empresa", diz Lula (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
Compartilhe

O presidente Lula participou da cerimônia de expansão da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), nesta terça-feira (02/12), em Ipojuca (PE). Durante o evento, que simboliza o avanço da capacidade de processamento de petróleo, o presidente ressaltou que a retomada das obras e a ampliação da refinaria representam a recuperação da soberania energética do Brasil e a valorização da Petrobras como patrimônio nacional.

O evento também reforça o compromisso do Governo do Brasil com o desenvolvimento e a autossuficiência na produção de combustíveis. “Eu acho extremamente importante a gente não perder de vista o que está acontecendo no Brasil hoje, o que está acontecendo aqui em Pernambuco. Durante vários anos, eu fui acusado de que estava fazendo uma obra desnecessária ao país, porque isso aqui não era uma coisa necessária”, afirmou Lula.

LEIA TAMBÉM: “Não existe desenvolvimento sem clima equilibrado”, afirma Marina Silva

Considerada a refinaria mais moderna da Petrobras, a RNEST contribui para atender à demanda nacional por derivados de petróleo. A Petrobras vai investir cerca de R$ 12 bilhões para a conclusão do Trem 2 e outras atividades de manutenção do Trem 1, o que deve adicionar 130 mil barris por dia de capacidade de processamento da RNEST.

A estimativa é de que a refinaria alcance, ao fim do projeto, em 2029, 260 mil barris diários. A construção do Trem 2 deve gerar cerca de 15 mil postos de trabalho diretos e indiretos ao longo do empreendimento, sendo que cerca de 5.700 trabalhadores já estão em atividade na obra.

O presidente Lula enfatizou que os benefícios gerados pela Petrobras, como empregos, renda e qualidade de vida para os brasileiros, devem ser reconhecidos e ampliados. “O dinheiro que a Petrobras consegue produzir neste país tem que ser transformado em benefício para o povo brasileiro, e benefício significa investimento, investimento significa emprego, emprego significa salário, e salário significa dignidade do povo brasileiro. É por isso que nós estamos concluindo, e é com muito orgulho”, declarou o presidente Lula.
 
A presidenta da Petrobras, Magda Chambriard, destacou que a retomada e expansão da Refinaria Abreu e Lima representa a volta de uma Petrobras com forte capacidade de investimento e compromisso com o desenvolvimento do país. “A RNEST, quando pronta, vai representar atendimento a 17% da demanda total de diesel do Brasil. Aumentamos a produção do Brasil em um ano em 11%. Já fizeram a conta do que é isso? Isso aí é mais de 500 mil barris por dia para o Brasil”, afirmou Magda.

Leia também

“Não existe desenvolvimento sem clima equilibrado”, afirma Marina Silva

Lei sancionada garante isenção do Imposto de Renda a 118,2 mil amazonenses; saiba se você fica isento

MPAM investiga atuação de “funcionários fantasmas” na saúde de Boca do Acre

Entenda novas regras da Previdência Social para servidores municipais de Manaus

MPAM investiga lixão a céu aberto e cobra providências da Prefeitura de Tefé

Redação 02/12/2025 02/12/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Colônias criativas e lúdicas anima o recesso escolar em Manaus
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.