O Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL) encerrou 2025 com 51.881 atendimentos, consolidando-se como uma das principais referências da rede estadual na assistência à saúde da mulher e na atenção materno-infantil. Do total, 47.427 foram de urgência e emergência e 4.454 ambulatoriais.
LEIA TAMBÉM: Amazonas recebeu mais de R$ 1 bilhão para segurança pública e apresentou redução da criminalidade
Na assistência obstétrica, a unidade registrou 3.515 nascimentos ao longo do ano, mantendo atuação voltada à segurança, à humanização do parto e ao cuidado integral às gestantes, especialmente de alto risco.
Instituto da Mulher Dona Lindu mantém atendimento 24 horas
O instituto funciona de forma ininterrupta. Apenas no dia 25 de dezembro, foram registrados 13 nascimentos, evidenciando a assistência contÃnua prestada pela unidade.
Durante visita à maternidade na sexta-feira (26/12), a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou a importância do Dona Lindu para a rede estadual, especialmente no atendimento ginecológico e obstétrico.
A diretora assistencial do Complexo Hospitalar Sul, Soane Alves, atribuiu os resultados ao planejamento, à organização dos fluxos e ao trabalho das equipes multiprofissionais. Sob gestão da Agir Saúde, o Instituto da Mulher Dona Lindu segue como unidade estratégica da SES-AM no fortalecimento da polÃtica de atenção à saúde da mulher no Amazonas.


