O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnÃsio Teixeira (Inep) lançou, na segunda-feira (08/12), a chamada pública para selecionar professores que irão elaborar e revisar questões do Banco Nacional de Itens (BNI) da Educação Superior, base das provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2026.
Os docentes de áreas especÃficas interessados devem se inscrever, até o dia 13 de fevereiro de 2026, exclusivamente pelo Sistema BNI, disponÃvel em: http://bni.inep.gov.br/inscricao/.
A seleção prevê professores para elaboração e revisão de questões usadas no Enade, exame que mede o desempenho de estudantes de cursos de graduação, como bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia. Ele é aplicado aos estudantes que estão concluindo o curso.
O certame contempla duas categorias de especialistas. No bacharelado poderão se inscrever docentes de Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; QuÃmica; Sistemas de Informação; e 12 Engenharias (ambiental, civil, alimentos, computação, controle e automação, produção, elétrica, mecânica e outras).
LEIA TAMBÉM: Assaà Atacadista abre vagas para operadores de loja e caixa, com oportunidades para PCD
Também haverá vagas para cursos tecnológicos, como análise e desenvolvimento de sistemas, gestão ambiental, gestão da tecnologia da informação e redes de computadores.
Critérios para se inscrever
Podem participar docentes e pesquisadores vinculados a instituições públicas ou privadas de ensino superior, com diploma de graduação reconhecido e atuação docente nos últimos 24 meses na área de inscrição.
É necessário ter disponibilidade para atividades técnico-pedagógicas, domÃnio de informática e anexar documentos comprobatórios, como declaração de exercÃcio docente e termos de sigilo.
Ao se inscrever, o candidato deve indicar as áreas e subáreas em que se considera apto a elaborar questões. A inscrição só será validada após o preenchimento completo das informações e envio de todos os documentos exigidos pelo edital.


