O Amazonas possui 453,1 mil domicílios localizados em favelas ou comunidades urbanas, onde vivem aproximadamente 1,4 milhão de pessoas, segundo dados do Censo Demográfico 2022, divulgado pelo IBGE. A maior concentração está na capital, Manaus, que abriga 60% das favelas do estado e 86% dos domicílios em áreas informais.
Entre as comunidades com maior número de residências, destacam-se São Lucas (17.821 domicílios), Cidade de Deus/Alfredo Nascimento (17.632) e Zumbi dos Palmares/Nova Luz (11.273). Já na outra extremidade, a Comunidade Distrito Industrial registra apenas oito domicílios, seguida pela Rua Atleta (45) e a invasão Janjão (50). O ranking de moradores acompanha a mesma tendência, com Cidade de Deus/Alfredo Nascimento, São Lucas e Zumbi dos Palmares liderando em população.
LEIA TAMBÉM: Renda domiciliar de Manaus é a menor entre capitais brasileiras, aponta IBGE
A maioria dos domicílios em áreas informais apresenta algum grau de urbanização: 91,9% estão em vias pavimentadas e cerca de 80% permitem a passagem de caminhões ou ônibus. No entanto, apenas 7,9% das ruas suportam totalmente o tráfego de carros e vans. A infraestrutura de mobilidade é limitada: somente 6,6% dos domicílios têm ponto de ônibus ou van na via. Calçadas estão presentes em 70,5% das ruas, enquanto rampas para cadeirantes aparecem em 1,7% das vias.
A iluminação pública alcança 91,6% dos domicílios em áreas informais, e a arborização é registrada em 36,2% das ruas. Comunidades como Zumbi/Nova Luz apresentam os melhores indicadores, com 97,8% das vias iluminadas e 57,9% arborizadas. O levantamento identificou ainda 249 domicílios em áreas de aquavias, abrigando 966 moradores com circulação feita por vias fluviais.


