Um homem de 26 anos foi preso em Borba, no último domingo (30), após ser filmado estrangulando um cachorro em frente à casa de um vereador. O caso ganhou repercussão após as imagens serem divulgadas, e o delegado Jorge Arcanjo informou que o suspeito faz uso de drogas pesadas, como cocaína e crack, e apresenta indícios de possíveis distúrbios mentais.
De acordo com o delegado, familiares do homem já forneceram diversos medicamentos, e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) relatou que ele apresenta alucinações. Não há, até o momento, um diagnóstico completo, e o suspeito se recusa a se medicar. “Ele pode ter tido uma crise no momento do ataque ao cachorro”, afirmou Arcanjo.
LEIA TAMBÉM: Homem é preso após agredir cachorro até a morte no Amazonas
O delegado também destacou que o homem possui antecedentes criminais, incluindo prisão por importunação sexual em 2023. Segundo ele, o suspeito se escondia nas laterais de residências e se masturbava em via pública.
Após a prisão em sua residência nesta segunda-feira (1), o homem afirmou não se lembrar do ataque ao animal. O cachorro foi levado pelo suspeito, mas até o momento não foi localizado, apesar das buscas realizadas pela polícia.
O suspeito permanece detido na delegacia de Borba, e a Justiça analisa o pedido de transferência para Manaus, onde ele passará por exames para verificar a existência de problemas mentais, o que poderá influenciar na responsabilização pelo crime.


