A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) abriu, na sexta-feira (28/11), inscriƧƵes do Processo Seletivo com 30 vagas no curso de Pós-GraduaçãoĀ Lato SensuĀ de Especialização em Direito Processual Civil, que serĆ” realizado em parceria com a Faculdade Católica do Amazonas.Ā
As inscriƧƵes seguirĆ£o abertas atĆ© o dia 12 de dezembro deste ano, exclusivamente, via FormulĆ”rio EletrĆ“nico, disponĆvel em:Ā https://forms.gle/RJwzBjKUDD1PRYEN8.Ā As vagas sĆ£o ofertadas de forma gratuita, destinadas aos alunos vinculados ao Tribunal de JustiƧa do Amazonas e Ć s aƧƵes afirmativas.
O curso terĆ” duração de 12 meses, com inĆcio previsto para 9 de marƧo de 2026, com carga horĆ”ria de 360 horas e encontros presenciais de segunda a sexta-feira, das 14h30 Ć s 18h30, e aos sĆ”bados, das 8h30 Ć s 12h30. O Trabalho de ConclusĆ£o de Curso (TCC) serĆ” realizado no formato Artigo CientĆfico. As aulas serĆ£o realizadas nas dependĆŖncias da Esmam, localizada na Avenida AndrĆ© AraĆŗjo, bairro Aleixo, na zona centro-sul de Manaus.
LEIA TAMBĆM: FecomĆ©rcio selecionando para estĆ”gio em engenharia civil em Manaus
Conforme o edital,Ā as vagas estĆ£o distribuĆdas entre Ampla ConcorrĆŖncia (13) para os servidores do TJAM; para Pessoa com DeficiĆŖncia (PcDs) servidoras do TJAM (6); para Pessoas Pretas e Pardas, IndĆgenas e Quilombolas servidoras do TJAM (9); e para servidores pĆŗblicos de órgĆ£os diversos (2).
O diretor da Esmam, desembargador FlÔvio Pascarelli, destaca que o objetivo geral do curso de Pós-Graduação em Direito Processual Civil é proporcionar uma formação aprofundada para profissionais que atuam no Tribunal de Justiça do Amazonas e demais profissionais do Direito, capacitando-os para uma atuação qualificada e estratégica no processo civil brasileiro.
āO curso desenvolve competĆŖncias teóricas e prĆ”ticas para a aplicação eficiente das normas processuais, considerando inovaƧƵes legislativas, precedentes judiciais e desafios da prĆ”tica forense. AlĆ©m disso, aprimora a capacidade de resolução de conflitos, tanto no Ć¢mbito judicial quanto nos mĆ©todos alternativos, preparando os alunos para atuar nos Tribunais de JustiƧa, Tribunais Superiores e Juizados Especiaisā, afirmou Pascarelli.


