Como parte do projeto de fortalecimento da qualidade das formações profissionais em Manaus, o Centro de Ensino Técnico (Centec) anuncia, para 2026, a inauguração de um novo prédio exclusivo para laboratórios de aulas práticas. A instituição também prevê a oferta de dez novos cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD), dobrando o número atual de formações disponíveis on-line.
Nesta sexta-feira (13), a escola realizou a última cerimônia de formação do ano. Foram 167 novos profissionais aptos a exercer suas funções no mercado de trabalho nas áreas de Segurança do Trabalho, Serviços Jurídicos, Transações Imobiliárias, Logística, Administração, Qualidade, Refrigeração e Climatização, Informática, Edificações, Análises Clínicas, Saúde Bucal, entre outros.
No total, foram 15 cursos, sendo oito deles com turmas formadas nas modalidades presencial e sete no EaD, em resposta à crescente demanda por horários mais flexíveis, especialmente entre estudantes que conciliam os estudos com o trabalho ou as responsabilidades domésticas.
LEIA TAMBÉM: Cresce procura por planos de manutenção preventiva de máquinas para construção em Manaus
Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Christiane de Carvalho, a instituição “pretende dobrar, em 2026, a oferta de cursos à distância”. O novo catálogo inclui o curso técnico em estética, já ofertado na modalidade presencial, e nove especializações para técnicos em enfermagem. Entre estas, imunização, urgência e emergência, instrumentação cirúrgica, UTI, saúde pública, saúde mental, saúde da mulher, neonatologia e oncologia.
Atualmente, o Centec já oferece os cursos EaD em administração, logística, qualidade, contabilidade, recursos humanos, serviços jurídicos, transações imobiliárias e design gráfico, além do curso técnico em segurança do trabalho e da especialização técnica em saúde do trabalhador, ambos disponíveis também no formato presencial.
Centec prepara novo prédio para laboratórios
Um dos grandes diferenciais da formação técnica é a possibilidade de praticar o que se aprendeu nas aulas teóricas. Por isso, explica a professora Christiane de Carvalho, a escola elegeu como meta para 2026 a inauguração de um prédio exclusivo para laboratórios de diferentes cursos.
“A ideia é ter um prédio somente equipado com laboratórios; e que estes sejam mais modernos, com mais itens para atendimento ao aluno. Ou seja, é focar na modernização para dar uma qualidade maior de aprendizado para os estudantes”, explica.
Dentre os cursos que irão ganhar novos laboratórios estão enfermagem, radiologia, massoterapia, saúde bucal, eletrotécnica, eletrônica, refrigeração e climatização, gastronomia e nutrição. O prédio estará localizado nas proximidades da unidade 1 do Centec, na avenida Djalma Batista, bairro São Geraldo.


