O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) retomou os serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação após a conclusão da adaptação de seus sistemas ao modelo CNH Brasil. A atualização atende às novas regras definidas em âmbito federal e possibilita a continuidade dos processos de habilitação iniciados de forma digital pelos candidatos no estado.
Os atendimentos haviam sido suspensos desde o dia 16 de dezembro para adequação técnica à s diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal. Com a finalização dessa etapa, a maioria dos serviços voltou a funcionar normalmente. De acordo com o Detran-AM, apenas as renovações automáticas da CNH permanecem indisponÃveis, com previsão de inÃcio em 12 de janeiro, após a conclusão de ajustes operacionais conduzidos pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), conforme a Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
No modelo CNH Brasil, o processo de primeira habilitação tem inÃcio pelo aplicativo CNH do Brasil, integrado à Carteira Digital de Trânsito (CDT). Por meio da plataforma, o candidato realiza o curso teórico digital gratuito disponibilizado pelo Ministério dos Transportes, cuja certificação é registrada automaticamente no Sistema Nacional de Trânsito.
LEIA TAMBÉM: IPVA 2026 já pode ser consultado no Amazonas; Confira datas e valores
Após a conclusão do curso teórico, o candidato deve acessar o site do Detran-AM para agendar o exame teórico presencial. A aprovação nessa etapa permite o inÃcio do curso prático, que exige uma carga mÃnima de duas horas de aulas obrigatórias, ministradas por autoescolas ou instrutores credenciados. ConcluÃdo o curso prático, é realizado o agendamento do exame de direção para a obtenção da Permissão para Dirigir (PPD).
O Detran-AM informa que todos os serviços de habilitação continuam sendo realizados exclusivamente mediante agendamento prévio. Em razão do feriado e do ponto facultativo, o atendimento presencial será retomado na próxima segunda-feira (29). As provas teórica e prática permanecem obrigatórias, e o primeiro reteste está assegurado sem custo adicional em caso de reprovação.


