Os candidatos convocados para a prova discursiva do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) já podem conferir os locais de prova. Os cartões de confirmação de inscrição indicando o local, deve ser conferido no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em https://conhecimento.fgv.br/cpnu2.
Neste domingo (07/12), os 42,4 mil candidatos aprovados e classificados na Prova Objetiva, primeira fase do certame, realizam a Provas Discursiva, segunda fase do concurso em 2025. A lista completa dos nomes convocadas está disponível no edital divulgado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Pessoas de todos os estados e do Distrito Federal foram aprovadas para a segunda fase. As provas serão aplicadas em 228 municípios brasileiros, de todas as regiões do país, como na primeira etapa.
LEIA TAMBÉM: Seleção do IBGE abre mais de 9 mil vagas com oportunidades no Amazonas
O cartão de confirmação traz o número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a FGV recomendam levar o cartão impresso no dia da realização da prova para facilitar a localização.
Para cargos de nível superior, a prova discursiva será realizada em 7 de dezembro, das 13h às 16h. Já os candidatos a cargos de nível intermediário farão as provas no mesmo dia, em horário reduzido: das 13h às 15h. Os portões serão fechados às 12h30 (horário de Brasília), meia hora antes do início.
Conteúdos
Para cargos de nível superior, a prova será formada por duas questões, valendo 22,5 pontos cada, totalizando 45 pontos. Para nível intermediário, a avaliação será composta por uma redação dissertativo-argumentativa, com valor total de 30 pontos.
Os textos deverão ter até 30 linhas e serão avaliados a partir de dois critérios:
- Conhecimentos específicos (50% da nota total para nível superior): será considerada a capacidade de a pessoa candidata mobilizar conceitos, técnicas e práticas próprias das Áreas de Conhecimento contempladas pelo respectivo Bloco Temático. Serão observados aspectos como a compreensão e o desenvolvimento dos temas propostos, a adequação conceitual, a pertinência em relação ao assunto abordado e o atendimento aos tópicos solicitados.
- Domínio da Língua Portuguesa (50% da nota para nível superior e 100% para nível intermediário): Na avaliação do uso da Língua Portuguesa, será analisada a capacidade de a pessoa candidata de empregar a norma culta, demonstrando domínio ortográfico, gramatical e textual. Serão considerados aspectos como a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), além da coerência e coesão na exposição das ideias.
A prova deve ser escrita à mão, com caneta esferográfica azul ou preta, e somente o texto transcrito na folha definitiva será considerado para correção.
Sobre o Concurso Público Unificado
A segunda edição do CPNU vai ofertar 3.652 vagas, no total (sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário). Serão 2.480 vagas imediatas e 1.172 vagas para provimento no curto prazo após a homologação dos resultados. As vagas estão distribuídas em 32 órgãos.
O Concurso Nacional promove a inclusão e a regionalização do certame com a oportunidade de as pessoas fazerem a prova em um raio de até 100 km do seu local de residência, democratizando o acesso ao serviço público.
O “Enem dos concursos” se consolida como uma política pública que democratiza o acesso ao serviço público federal com equidade, inclusão e inovação, promovendo um serviço público com a cara do Brasil.


