Com o projeto “Évare”, que oferece curso de informática gratuito para jovens indígenas Tikuna no Amazonas, a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, membro da rede VINCI Airports, foi a grande vencedora da região Norte, no Prêmio Latino-Americano de Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá 2025. A premiação é uma das mais importantes do país e reconhece projetos e profissionais de comunicação e relações públicas por ações de excelência e inovação.
A Concessionária ganhou o reconhecimento de melhor Case Regional do Ano (Norte 2025), com o projeto “Évare: inclusão digital e valorização cultural no Aeroporto de Tabatinga”. É o segundo prêmio de comunicação conquistado pela Concessionária em 2025. No mês passado, a empresa, que administra sete aeroportos na região norte, entres eles os aeroportos de Manaus, Tefé e Tabatinga, se sagrou a grande campeã do prêmio da Associação Brasileira de Comunicação Corporativa (Aberje) Norte Nordeste, com o projeto “O Folclore nos Conecta”, que transformou o Aeroporto de Manaus em um espaço para celebrar a cultura amazônica durante o Festival Folclórico de Parintins. Realizado em junho, o projeto levou arte, música e tradição ao ambiente aeroportuário, impactando mais de 80.000 pessoas, entre passageiros e visitantes, somente em 2025. Com esse projeto, a empresa é finalista ao Prêmio Aberje, na categoria nacional.
LEIA TAMBÉM: Hospital Francisca Mendes é inaugurado
O Prêmio Jatobá reconheceu o caráter inovador do projeto e as estratégias arrojadas da campanha de comunicação que, entre diferentes ações, promoveu spots na língua tikuna para falar diretamente com os indígenas – público-alvo do projeto que a Concessionária desenvolve no Tabatinga Airport.
O projeto “Évare” oferece cursos gratuitos de informática básica para jovens indígenas do povo Tikuna, em um laboratório instalado no aeroporto. Lançado em 2024, o projeto, que já beneficiou 60 indígenas, é realizado em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e está alinhado aos pilares sociais da empresa, que busca gerar um legado positivo para a sociedade, impactando diretamente a comunidade local. A campanha envolveu também a parte de assessoria de imprensa, realizada pela Três Comunicação, com o tema sendo amplamente divulgado na mídia.
A iniciativa envolve povos indígenas das comunidades Umariaçu I e II, localizadas próximas ao aeroporto. Respeitando a identidade local, a campanha de comunicação do projeto incluiu a disseminação de material na língua tikuna, com comerciais veiculados em veículos móveis para ampliar o alcance da informação.
Este reconhecimento destaca o compromisso da concessionária em integrar a experiência do passageiro à identidade cultural da região, fortalecendo o turismo e a economia, e promovendo a valorização das tradições locais.
A gerente de comunicação da VINCI Airports no Brasil, Daniela Franco, destaca: “Os projetos refletem claramente dois grandes compromissos que nos guiam – o de nos conectarmos à cultura local para transformar a experiência do passageiro, através do folclore que o Festival de Parintins apresenta ao mundo; e promover ações socioambientais que nos permitam transformar a realidade de comunidades, como a do povo Tikuna de Tabatinga. Estamos muito felizes com o reconhecimento dessas ações. É um incentivo para continuarmos nesse caminho”, afirmou.


