A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) inicia nesta segunda-feira (1º/12) a programação da campanha anual de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), conhecida como “Dezembro Vermelho”, em Manaus. As atividades de abertura ocorrerão no mercado municipal Adolpho Lisboa, das 9h às 15h, com oferta de serviços preventivos e orientações ao público.
Durante a ação, serão disponibilizados testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. Também haverá oferta de adesão à profilaxia pré-exposição (PrEP), distribuição de insumos de prevenção, entrega de autotestes e atividades educativas. A Unidade Móvel de Testagem dará suporte ao atendimento no local.
LEIA TAMBÉM: Dezembro Vermelho inicia com prevenção e testagem sanguínea no Centro de Manaus
A campanha deste ano destaca o conceito “I=I ou I=0 (Indetectável = Intransmissível)”, que informa sobre a relação entre a carga viral indetectável em pessoas em tratamento e a não transmissão do HIV.
Dados municipais mostram que, em 2025, Manaus registrou 1.298 novos diagnósticos de HIV e 445 casos de Aids. O período também contabilizou 183 óbitos relacionados à infecção e 130 gestantes vivendo com o vírus. Atualmente, a rede municipal acompanha 11.954 pessoas vivendo com HIV.
Os serviços de prevenção oferecidos pela Semsa incluem PrEP em 14 unidades de saúde, profilaxia pós-exposição (PEP) em 11 pontos de atendimento e testagem rápida em 193 estabelecimentos da rede. A campanha segue ao longo do mês com ações voltadas à ampliação do acesso à testagem e ao tratamento.


