Em 2025, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), por meio do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom), alcançou 650 crianças e adolescentes entre 8 e 13 anos. As atividades são realizada em Manaus e em outros 10 municípios do Estado.
Com 288 de carga horária total, as aulas acontecem três vezes por semana, sempre no contraturno. A corporação realizou a formatura de encerramento do ano letivo, na última sexta-feira (28/11), no comando-geral do CBMAM, localizado no bairro Petrópolis, zona sul da capital.
O Proebom é um Programa de Responsabilidade Social do CBMAM, criado, em 2002, com o objetivo de contribuir para a formação cidadã de crianças e adolescentes, em sua maioria de famílias em situação de vulnerabilidade social. Cerca de três mil crianças já foram alcançadas.
“Esses pequenos aprendem que precisam obedecer pai e mãe, aprendem que não podem mentir, que eles precisam estudar. Para nós é muito gratificante ter e contribuir com a formação pessoal desses pequenos”, pontuou o comandante-geral do CBMAM, Orleilso Muniz.
LEIA TAMBÉM: Ônibus da linha 085 passam a atender novas vias no Colônia Antônio Aleixo
Durante os meses de março a novembro, período que participam nas unidades do CBMAM, os alunos recebem instruções de noções de combate ao incêndio, noções de salvamento em altura, salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar, educação ambiental, educação física, educação no trânsito, ética e cidadania, e outros temas.
Além de Manaus, a atividade é realizada nas cidades de Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Iranduba, Novo Airão, Tabatinga e Tefé. Os 650 alunos estão divididos em quatro turmas na capital, e 11 no interior.
“Nós conseguimos ver a diferença no comportamento da criança em todos os sentidos, tanto dentro de casa como na escola, devido ao que é ensinado no projeto, a questão disciplinar”, afirmou Adriana Santos, mãe do bombeiro mirim Gabriel Santos, de 12 anos.
“É de suma importância a nossa empresa se aliar ao Corpo de Bombeiros. Nós nos unimos a essa parceria para contribuir com a sociedade e com isso, também, dar o melhor para nossas crianças”, afirmou Ieda Cardoso, proprietária da empresa Protenorte, uma das empresas parceiras do programa.


