O sistema BC Protege+, criado pelo Banco Central para proteger cidadãos e empresas contra fraudes na abertura de contas, bloqueou 15.904 tentativas de criação de contas falsas nos primeiros dez dias de funcionamento, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (9).
De acordo com o BC, 329,6 mil pessoas ativaram o serviço, que permite comunicar formalmente que não desejam abrir contas nem serem incluÃdas como titulares ou representantes em contas de terceiros. Entre o lançamento, no dia 1º de dezembro, e a atualização mais recente, as instituições financeiras realizaram 8,8 milhões de consultas ao sistema para verificar solicitações de abertura de contas ou inclusão de titulares.
LEIA TAMBÉM: Mais de 300 mil podem deixar de receber BPC; Saiba como se regularizar
O BC Protege+ é gratuito e funciona como uma camada adicional de segurança, com o objetivo de prevenir fraudes de identidade e evitar que produtos financeiros sejam contratados em contas abertas ilegalmente em nome de cidadãos ou empresas. Para ativar a proteção, é necessário acessar a área logada do Meu BC com Conta gov.br nÃvel prata ou ouro, habilitar a verificação em duas etapas e selecionar o serviço BC Protege+. Empresas também podem ativar a proteção em nome de seus colaboradores cadastrados.
Se o usuário desejar abrir uma conta ou ser incluÃdo em contas de terceiros, é preciso desativar temporariamente a proteção no BC Protege+, com a possibilidade de reativação automática após o procedimento. O serviço pode ser ativado ou desativado a qualquer momento, sem custos.


