Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Aplicativo criado por adolescentes de Manaus é eleito o melhor em Mostra Tecnológica
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Ciência & Tecnologia > Aplicativo criado por adolescentes de Manaus é eleito o melhor em Mostra Tecnológica
Ciência & Tecnologia

Aplicativo criado por adolescentes de Manaus é eleito o melhor em Mostra Tecnológica

Gustavo Reis
Atualizado em 2025/12/03 at 12:14 PM
Gustavo Reis 2 horas atrás
Compartilhe
Aplicativo criado em Manaus é eleito em Mostra Tecnológica
Vencedores da categoria “Voto Popular”. (Foto: Divulgação)
Compartilhe

Eleito em primeiro lugar na categoria “Voto Popular”, o protótipo de aplicativo (APP) batizado de “SketchCode”, criado por adolescentes de 13 a 16 anos, foi o grande vencedor na categoria “Voto Popular” da Mostra Tecnológica Manaós Tech 2025, ocorrida no último sábado (29), no Casarão Cassina, no Centro de Manaus.

O APP foi desenvolvido pelos alunos da turma Jedi Coder: José Lima (13 anos), Luan Arthur (16 anos) e Pietro Braga (13 anos) sob a supervisão do professor Ismael Braga da Escola de Educação Tecnológica Manaós Tech for Kids. O projeto utiliza a linguagem de programação Python e simula um caderno explicando como programar com atividades didáticas e acessíveis.

“Desde a ideia inicial, o projeto “SketchCode” foi algo em que eu sempre acreditei no potencial: Usar da realidade da sala de aula para criar um projeto que ajudasse na inclusão e na educação de qualidade de uma forma tão lúdica, com certeza, daria certo!”, mencionou o professor Ismael Braga.

Para o aluno Luan Arthur Mendes, o projeto vencedor da categoria no “Voto Popular”, foi idealizado para ajudar pessoas de baixa renda que não têm como pagar por um curso de programação, além disso, ele informou que o projeto foi idealizado para se aliar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“O nosso projeto tem a intenção de espalhar o conhecimento sobre programação para pessoas que não têm condições de pagar por um curso de programação. Além disso, nosso projeto também está relacionado aos ODS’s número 4 (Educação e Qualidade) e ao número 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura). O nosso invento foi pensado para solucionar a crescente demanda de profissionais na área de programação”, explicou Luan.

LEIA TAMBÉM: Instituições de ciência e tecnologia assinam protocolo de intenções para criação de parque tecnológico

Antônio Wanderlândio Mendes, pai de Luan, declarou estar muito orgulhoso com o trabalho desenvolvido pelo filho.

“A gente vê as crianças se desenvolvendo em qualquer projeto que elas façam e isso é muito benéfico pra vida delas e para a vida de outras pessoas. Isso é muito gratificante e um orgulho muito grande pra gente enquanto pais. A escola está de parabéns pela iniciativa”, concluiu Mendes.

Glauco Aguiar, CEO da Manaós Tech, a Mostra Tecnológica 2025 evidenciou projetos totalmente alinhados aos ODS’s à uma compreensão madura dos desafios socioambientais. Para o CEO, desde o processo de pesquisa aos protótipos funcionais, cada etapa ampliou o aprendizado dos alunos e revelou um nível técnico que surpreendeu até os jurados que tiveram dificuldade para avaliar tantos trabalhos com nota máxima.

“É inspirador testemunhar o crescimento de professores, estudantes e de toda a equipe durante a jornada. Esses jovens já demonstram uma vantagem significativa em competências científicas e em STEAM, essenciais em um mundo que demanda soluções multidisciplinares para problemas cada vez mais complexos. Todos os jurados deixaram o evento impressionados com a capacidade, dedicação e criatividade das crianças. Um sinal claro de que o futuro delas é promissor”, destacou Glauco Aguiar.

LEGO Wildlife

O segundo colocado na categoria “Voto Popular” foi o projeto “LEGO Wildlife” representado pelas turmas de Padawan Robótica. O projeto abordou os animais na Amazônia em risco de extinção, com o objetivo de estimular o aprendizado sobre meio ambiente, ciência e cultura amazônica, além de salientar como os problemas vividos na Amazônia prejudicam esses animais, trazendo consciência à população.

“O resultado final foi fruto de muito trabalho e dedicação, principalmente, dos alunos que se dispuseram a defender seus projetos e o fizeram com autonomia e excelência. Eles mereceram muito! E, mesmo sendo crianças, eles defenderam a ideia do projeto que é preservar os nossos animais da Amazônia, e isso os impactará futuramente, tornando-os pessoas que lutarão pela preservação da nossa fauna e flora”, destacou a professora Aline Ribeiro, responsável pela turma Padawan Robótica.

O projeto Wildlife está relacionado aos ODS’s de número 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis); número 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima), de número 14 (Vida na Água) e de número 15 (Vida Terrestre).

Caipora – Detector de Incêndio Florestal

O projeto classificado em terceiro lugar na categoria “Voto Popular” da Mostra Tecnológica da Manaós Tech 2025 foi o projeto “Caipora – Detector de Incêndio Florestal”. Trata-se de um dispositivo de monitoramento ambiental de baixo custo que identifica se está havendo um foco de incêndio no local em que foi instalado. O projeto foi elaborado pela equipe formada pelos alunos: Fernando Neto (10 anos), Maurício Neves (10 anos) e Matheus Sarubbi (10 anos).

Ao identificar a presença de fogo por meio de sensores, o protótipo envia um sinal por bluetooth ou via wi-fi para um dispositivo – que pode ser um telefone celular ou um computador (através de um site ou app). A ideia é demonstrar o funcionamento de um dispositivo com sensores, trabalhando a impressão 3D para modelar o case do dispositivo.

“O nome Caipora vem da lenda amazônica de uma protetora da floresta que protege os animais. Mas, os alunos optaram por esse nome para que tenha uma representatividade feminina”, explicou Ayrton Araújo, professor da turma Padawan Maker ao completar dizendo que o projeto surgiu da ideia de monitorar e alertar sobre focos de incêndios florestais, sejam eles de origem natural ou criminal.

O projeto Caipora está relacionado às ODS’s de número 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), número 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima), número 14 (Vida na Água) e número 15 (Vida Terrestre).

Mostra Tecnológica

A Mostra Tecnológica é um momento de celebração quando meninos e meninas, falando como gente grande, apresentam seus trabalhos finais de conclusão de curso ao término do ano letivo da escola Manaós Tech for Kids. O evento contou com uma avaliação feita por jurados convidados e especialistas na área de tecnologia e inovação. Ao final da Mostra, aconteceu a grande premiação dos melhores projetos – momento mais aguardado por alunos e seus familiares.

Todos os projetos que foram expostos durante a Mostra Tecnológica foram elaborados por meninos e meninas de 7 à 16 anos, e contaram com a mentoria dos professores seguindo como base referencial os ODS da Organização das Nações Unidas (ONU).

Premiação Geral

A Premiação Geral da Mostra Tecnológica Manaós Tech 2025 foi definida por categorias. São elas:

Inovação Criativa:

1º. Lugar – SISMAN – Sistema de Alerta para Comunidades Ribeirinhas;
2º. Lugar – LEGO Wildlife;
3º. Lugar – MuteHelper.

Impacto Ambiental e Social:

1º. Lugar – MuteHelper;
2º. Lugar – SISMAN – Sistema de Alerta para Comunidades Ribeirinhas;
3º. Lugar – Caipora – Detector de Incêndio Florestal.

Qualidade Técnica:

1º. Lugar – LEGO Wildlife;
2º. Lugar – MuteHelper;
3º. Lugar – Amariel2100.

Relevância Educacional:

1º. Lugar – LEGO Wildlife;
2º. Lugar – MuteHelper;
3º. Lugar – Caipora – Detector de Incêndio Florestal.

Apresentação e Comunicação:

1º. Lugar – LEGO Wildlife;
2º. Lugar – SISMAN – Sistema de Alerta para Comunidades Ribeirinhas;
3º. Lugar – Amariel2100.

Pad Jr:

1º. Lugar – Estufa Amiga: Sistema de Monitoramento de Estufa com Micro:Bit para comunidades ribeirinhas;
2º. Lugar – AutoFarm;
3º. Lugar – O Rio e Minha Comunidade de Blocos.

Leia também

Instituições de ciência e tecnologia assinam protocolo de intenções para criação de parque tecnológico

R$ 1,5 milhão: Amazonas busca projetos para fomentar estudantes com deficiência e altas habilidades

UFAM é pioneira na oferta de bacharelado em Cibersegurança e em Inteligência Artificial

Feira Técnico-Científica terá apresentação de projetos do Programa Ciência na Escola, em Parintins

Amazônia Verde propõe transformar conectividade e sustentabilidade para comunidades ribeirinhas

Gustavo Reis 03/12/2025 03/12/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Gustavo Reis
Gustavo Reis é formado em jornalismo e colabora com o Segundo a Segundo na produção de matérias para as editorias de Oportunidade, Cultura e Cidades.
Artigo anterior Filha fica ferida e pai morre ao ter cabeça esmagada por caminhão em Manaus Filha fica ferida e pai morre ao ter cabeça esmagada por caminhão em Manaus
Próximo Artigo MEIs têm prazo de 90 dias para regularizar débitos e evitar exclusão do Simples Nacional MEIs têm prazo de 90 dias para regularizar débitos e evitar exclusão do Simples Nacional
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.