A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) iniciou, na quarta-feira (3), uma operação de fiscalização em postos de combustíveis em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus. A ação, realizada sem aviso prévio, foi motivada por denúncias encaminhadas pelo Ministério Público do Amazonas e pela Câmara Municipal de Parintins.
De acordo com a ANP, 15 postos devem ser vistoriados até o fim de semana. Nas primeiras horas da operação, cinco estabelecimentos apresentaram irregularidades e foram autuados ou interditados. Técnicos da agência identificaram indícios de adulteração de combustíveis em algumas bombas, além de inconsistências documentais e práticas consideradas irregulares pela regulamentação do setor.
LEIA TAMBÉM: ManpowerGroup e mais 5 indústrias com vagas abertas em Manaus
Entre as irregularidades verificadas está o preço da gasolina, que, segundo a fiscalização, chegou a R$ 8,29 em alguns estabelecimentos. A ANP afirmou que os dados coletados serão incluídos nos relatórios técnicos que servirão de base para eventuais processos administrativos.
Em nota, a ANP informou que a operação seguirá até o fim de semana “com rigor máximo”, com o objetivo de assegurar o abastecimento regular e o cumprimento das normas de proteção ao consumidor.
A agência deve divulgar um balanço consolidado ao término da fiscalização.


