O Aeroporto de Manaus tem previsão de iniciar, no primeiro semestre de 2026, um novo serviço de Remessa Expressa – Courier — entrega expressa internacional — que promete reduzir consideravelmente o tempo de chegada de compras feitas em marketplaces. Atualmente, encomendas destinadas ao Amazonas podem levar até 60 dias para chegar ao consumidor. Com a novidade, o prazo deve cair para cerca de sete dias.
A iniciativa integra um pacote de melhorias que a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia vem implementando no Terminal de Cargas (TECA) de Manaus, buscando promover impactos positivos na economia local. O serviço visa impulsionar o e-commerce e facilitar o processo de importação para consumidores. Em novembro deste ano, o Manaus Airport recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar os procedimentos. O processo, agora, segue para trâmites finais junto à Receita Federal, responsável pelo alfandegamento específico necessário para operações desse tipo.
LEIA TAMBÉM: Pé-de-Meia: Saiba quando será liberado o bônus de R$ 1.000 para quem concluiu o ensino médio
Os produtos vindos da Ásia ou dos Estados Unidos costumam seguir para São Paulo, depois Curitiba, que é a base principal dos Correios, e só então chegam a Manaus. Com a operação implantada no TECA de Manaus, as encomendas internacionais serão processadas diretamente na capital.
O Gerente Cargo do Terminal de Cargas, Thiago Brandão, ressalta: “O TECA já é referência em celeridade no processamento de cargas no Brasil, e, com o novo serviço, também será possível conectar, com muito mais agilidade, as cargas internacionais aos consumidores no Amazonas. Não temos dúvida de que será uma importante ferramenta que nos ajudará a transformar a realidade do segmento na região e impulsionar ainda mais a economia do nosso país”.


