O governador Wilson Lima realizou, nesta quarta-feira (12/11), entregas e lançamentos voltados à segurança e ao atendimento aos condutores amazonenses. Entre as ações, foram entregues 52 kits de segurança e certificados a motofretistas, certificados do projeto CNH na Escola e novas cartilhas educativas do Detran-AM. O evento também marcou o anúncio do primeiro Pit Stop do Motociclista Legal e a apresentação dos assistentes virtuais “Mano” e “Mana”, que vão agilizar o atendimento digital do órgão.
De acordo com Wilson Lima, as iniciativas voltadas aos motofretistas, estudantes e condutores amazonenses representam investimento em educação no trânsito e valorização dos trabalhadores que dependem da mobilidade para sustentar suas famílias.
LEIA TAMBÉM: Plástico reciclado será transformado em casas ecológicas no Amazonas
“Hoje, o que estamos fazendo é dar oportunidade ao trabalhador; é educando as nossas criança e adolescentes para o futuro. E aqui há oportunidade para todo mundo. Por isso, fico feliz quando tenho a CNH sendo levada para a escola porque aqui estamos preparando o cidadão”, disse Wilson Lima
Durante a cerimônia, 52 motofretistas receberam kits contendo bag térmica, colete de identificação, joelheiras, cotoveleiras, capacete de segurança e antena “corta-pipa”.
A iniciativa dá continuidade ao programa estadual de valorização e proteção da categoria. Em outubro, o governador já havia entregue 250 kits a motofretistas de Manaus, e no dia 7 de novembro, os primeiros dez kits foram entregues a profissionais do município de Tabatinga, no interior do estado.
Também foram entregues 32 certificados de conclusão do projeto CNH na Escola a estudantes do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga, da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Maria do Céu Vaz D’Oliveira e da Escola Estadual de Tempo Integral Professor Garcitylzo do Lago e Silva.
O programa oferece aulas gratuitas de legislação de trânsito e facilita o acesso de alunos da rede pública à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), promovendo inclusão e cidadania.
“Tivemos aulas de direção defensiva, mecânica e primeiros socorros. Aprendemos sobre legislação e também aprendemos como ser um bom condutor no trânsito de Manaus. A gente teve um ensino que muitos condutores têm deixado de lado” destacou a finalista do curso, Monique Giordana, estudante do Ceti João dos Santos Braga.

