A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas promoveu, nesta quarta-feira (5), mais uma edição do projeto Vivência Cultural com os Corpos Artísticos do Amazonas, na Escola Estadual Tiradentes.
A ação contou com a participação especial da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), que encantou os alunos do Ensino Médio com uma experiência musical interativa e educativa.
LEIA TAMBÉM: Carimbolando celebra consciência negra em Quilombo de Manaus
O projeto tem como objetivo aproximar os estudantes da rede pública do universo da arte e da cultura, oferecendo uma vivência prática com os Corpos Artísticos do Estado, entre eles, a Amazonas Filarmônica, o Corpo de Dança do Amazonas, o Coral do Amazonas, o Balé Folclórico, e a própria Orquestra de Câmara do Amazonas.
Durante a visita, os alunos conheceram o trabalho dos músicos da OCA, entenderam como funciona a rotina dos ensaios e descobriram as diversas profissões envolvidas na realização de um espetáculo artístico.
“A Vivência Cultural é uma oportunidade de mostrar aos jovens que a arte também é um campo profissional. Queremos que eles vejam a cultura como um espaço possível de futuro e de pertencimento”, destaca Baldoino Leite, Coordenador Artístico – Central de Arte e Educação da SEC.
“Costumo dizer que estamos substituindo, aos poucos, o termo música clássica por música viva. Porque ela continua sendo feita hoje, exatamente como era há séculos — com emoção, dedicação e propósito. E prova disso é ver uma artista como Rosalía viralizando no TikTok com uma música que tem uma orquestra. Isso mostra que a música de concerto não pertence ao passado: ela pulsa no presente”, disse o maestro da Orquestra de Câmara do Amazonas, Marcelo de Jesus.
Com iniciativas como o Projeto Vivência Cultural, o Governo do Amazonas reafirma o compromisso em levar os Corpos Artísticos para dentro das escolas, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa cria pontes entre o palco e a sala de aula, despertando talentos, inspirando carreiras e mostrando que a cultura também é um caminho de transformação e futuro para a juventude amazonense.


