A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) abriu 16 vagas para o curso de mestrado profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap), com ingresso no primeiro semestre de 2026. Para concorrer, o candidato precisa ter realizado o teste da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), nos anos de 2023, 2024 ou 2025.
A seleção é realizada por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA). O total de vagas está distribuído para: servidores de instituição associada (10); servidores de instituições não associadas (3); e para o público em geral (3), todas com oportunidades que atendem à políticas afirmativas.
As inscrições on-line podem ser realizadas até às 23h59 do dia 10 de dezembro de 2025, por meio do sistema eletrônico da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe). A taxa de inscrição custa R$ 200, paga por meio de boleto eletrônico.
A solicitação de isenção do pagamento da taxa acontecerá entre 24 e 28 de novembro, exclusiva para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou de família de baixa renda. Inscreva-se em: www.fadepe.org.br/profiap.
LEIA TAMBÉM: Quatro cursos profissionalizantes gratuitos com inscrições abertas em Manaus; Veja opções
O Profiap tem a Administração Pública como área de concentração, que se dividem em duas linhas de atuação, sendo: Políticas Públicas e Administração Pública e Organizações. O curso combina teoria e prática em 480 horas de atividades didáticas, distribuídas entre disciplinas obrigatórias, optativas e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A estrutura permite desenvolvimento de habilidades técnicas e analíticas para a solução de problemas reais enfrentados pela administração pública.
Sobre o Programa
O mestrado profissional em Administração Pública em Rede Nacional é um programa de pós-graduação stricto sensu coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Com enfoque na gestão pública no Brasil, o Profiap busca elevar a produtividade, a eficiência e a efetividade das organizações governamentais.
O programa é oferecido por meio de uma rede com 41 universidades federais distribuídas por todas as regiões do País. Cada instituição parceira oferece a expertise, a infraestrutura e o corpo docente próprio para a execução das atividades, e os egressos recebem o título de Mestre em Administração Pública, reconhecido no território brasileiro.

