Fortalecendo a cultura científica e a socialização com jogos de tabuleiro, estimulando raciocínio lógico, trabalho em equipe e criatividade, são os objetivos da segunda edição do “JogaTech: Inovação e Competitividade em Jogos de Tabuleiro Analógico”, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
O evento amparado via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação no Amazonas (POP CT&I), ocorrerá de 10 a 14 de novembro, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), localizada na Rua Campinas, nº 26, bairro Santa Teresa, em Tefé (distante a 523 quilômetros de Manaus).
A abertura do evento será às 19h, do dia 10 de novembro, e as competições ocorrerão entre os dias 11 e 14 de novembro, nos turnos matutino, a partir das 7h30, e vespertino a partir das 13h30.
O pesquisador, professor de robótica da prefeitura de Tefé e coordenador do evento, Jessé Gama de Lima, explica que o II JogaTech é destinado a estudantes, professores e entusiastas de jogos. A estimativa é de 226 competidores, com faixa etária entre 14 a 60 anos, além de público visitante e participantes de oficinas de RPG. A segunda edição do Jogatech também contará com uma brinquedoteca.
LEIA TAMBÉM: Censo mostra que o Amazonas tem 3º maior número de solteiros do país
O Jogatech é um torneio de jogos de tabuleiros analógicos, onde entusiastas e jogadores participarão de torneios de tabuleiros: Xadrez, Catan, 7 Wonders, Terraforming Mars, CO2: Segunda Chance, Pandemic- Reino de Cthulhu, Zombicide- Undead or Alive e Azul.
A iniciativa também marca a consolidação do Clube JogaTech, criado após o sucesso da primeira edição, e que conta com encontros semanais na Sedecti em Tefé, incentivando o uso dos jogos analógicos como ferramentas educativas e de socialização.
POP CT&I
O Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I) tem objetivo de fomentar ações e eventos de popularização científica, em formatos presencial, virtual ou híbrido, com ênfase nas atividades desenvolvidas no interior do Amazonas.
Por meio do financiamento à produção e à distribuição de materiais educativos, o programa contribui para democratizar o acesso ao conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia 2025 e consolidar a Política Pública de CT&I do Estado.

