Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Sindicato dos professores prevê nova mobilização contra reformas na previdência social de Manaus
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Sindicato dos professores prevê nova mobilização contra reformas na previdência social de Manaus
Cidades

Sindicato dos professores prevê nova mobilização contra reformas na previdência social de Manaus

Gustavo Reis
Atualizado em 2025/11/08 at 7:14 PM
Gustavo Reis 6 meses atrás
Compartilhe
Protesto AspromSindical contra David Almeida e reforma da ManausPrevi com manifestantes e figura da morte.
Professores de Manaus protestam a reforma da previdência. (Foto: Divulgação)
Compartilhe

Professores de Manaus preveem nova mobilização após a primeira discussão sobre o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 08/2025, de David Almeida (Avante), que propõe reformas na Previdência Social, ocorrido na quarta-feira (05/11). Segundo a Associação Movimento de Luta dos Professores de Manaus (Asprom Sindical), na próxima quinta-feira (12) acontecerá a assembleia para a instalação da greve.

Apelidada pelos profissionais da educação de “PL da Morte”, o texto prevê aumento da idade mínima e de tempo de contribuição necessários para aposentadoria, além de outras adequações às regras gerais da Previdência nacional.

O projeto foi enviado à Câmara Municipal de Manaus (CMM) em agosto deste ano, e aprovado com 30 votos favoráveis e dez contrários. Dentre os parlamentares contra a decisão estão: Rodrigo Guedes; Ivo Neto; Amauri Gomes; Thayza Lipe; Raiff Matos; Coronel Rosses; Zé Ricardo; Sargento Salazar e Capitão Carpê. A lista nominal dos vereadores que votaram a favor não foi divulgada.

O coordenador jurídico da Aspron Sindical, Lambert Melo, informou que a paralisação ocorrida na última sexta-feira (07), vai além da votação. “Nós estaremos ouvindo cada professor e pedagogo da Semed, que queira se pronunciar, que queira expressar a sua opinião, porque a pauta hoje é a decisão sobre deflagrar a greve ou não. E quem tem que dizer se está disposto a fazer greve é o professor que está no chão da escola”, ressaltou.

Mobilização realizada na quarta-feira (5). (Foto: Divulgação)

LEIA TAMBÉM: IML busca por familiares de homem nascido em Beruri que faleceu em Manaus

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) informou que está finalizando uma ação jurídica para contestar o Projeto de Reforma da Previdência da Prefeitura de Manaus, aprovado em 1º turno pela CMM. Prepara ainda nova mobilização, no dia da votação em 2º turno, reafirmando sua posição contrária a um projeto que retira direitos e amplia o tempo de trabalho de servidores municipais.

Para o Sinteam, a proposta foi apresentada de forma apressada, sem debater com os trabalhadores, que representa um grave retrocesso para o serviço público e para as mulheres, que serão as mais afetadas pelas novas regras.

A prefeitura alega que a reforma é necessária para evitar desequilíbrio financeiro no sistema previdenciário municipal nos próximos anos. Já o Executivo, argumenta que sem atualização das normas, a capacidade de pagamento de benefícios pode ser comprometida, gerando riscos à segurança financeira dos servidores e seus dependentes.

Com a aprovação em primeira votação, o PLC nº 08/2025 deverá passar por segunda discussão antes de ser encaminhado à sanção do prefeito David Almeida. A votação final deve ocorrer nos próximos dias, sob pressão dos sindicatos e de movimentos de servidores públicos municipais.

Leia também

Nova convocação do “Mais Médicos” chama 11 bolsistas de Manaus; confira a lista

MP apura falta de médicos e problemas estruturais em hospital de Ipixuna

Roberto Cidade faz maratona de entregas em Manicoré

Carretas da Saúde iniciam atendimentos em Manaus a partir da segunda-feira (18); veja onde buscar

“Exigimos reajuste”, afirmou presidente dos rodoviários ao anunciar greve dos ônibus em Manaus

Termos manchete
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Gustavo Reis
Gustavo Reis é formado em jornalismo e colabora com o Segundo a Segundo na produção de matérias para as editorias de Oportunidade, Cultura e Cidades.
Artigo anterior IML busca por familiares de homem que faleceu em Manaus IML busca por familiares de homem nascido em Beruri que faleceu em Manaus
Próximo Artigo Acidente de carro na Avenida Djalma Batista, com bombeiros no local. Família fica ferida após motorista dormir ao volante e capotar carro na avenida Djalma Batista
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Follow US
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
  • Contato
  • Política de uso
  • Quem Somos
  • Reportar erro
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.