Os espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), recebem o evento “Amazonas Artes Visuais 2025 – Tucumã: Sobre.viver em arte na Amazônia”, nesta quinta e sexta-feira (13 e 14/11), com programação gratuita dedicada à reflexão, formação e difusão das artes visuais no estado.
A iniciativa é coordenada pelo Centro de Artes Visuais Galeria do Largo e acontece em dois diferentes espaços do Centro Histórico de Manaus: a Galeria do Largo e o Centro Cultural Palácio da Justiça.
O evento reúne mostra, oficinas e seminário, com o objetivo de fortalecer a troca de experiências entre artistas, curadores, produtores, estudantes, galeristas e o público em geral, promovendo um espaço de diálogo sobre os caminhos da arte contemporânea amazônica e suas relações com o território e a memória.
LEIA TAMBÉM: Samba, voz e violão embalam edição do Banzeiro Cabôco desta quinta (13)
Como parte da programação formativa, duas oficinas práticas serão realizadas das 9h às 12h, na Galeria do Largo, com foco em técnicas e processos criativos das artes visuais contemporâneas.
No período da tarde, o seminário acontece no auditório do Palácio da Justiça, das 14h às 18h, com a participação de cinco palestrantes e apresentação de oito comunicações e projetos.
Mostra aberta até fevereiro de 2026
A Mostra de Artes “Galeria do Largo 20 anos”, aberta no dia 8 de novembro, seguirá até fevereiro de 2026 e conta com quatro exposições: uma coletiva — “Ilhática Amazônica: sobre arte amazonense”, com 54 artistas — e três individuais, além de duas manifestações artísticas que envolvem performances e objetos instalativos.


