A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) confirmou, nesta quarta-feira (12), a data de aplicação das provas do concurso público da instituição para o dia 14 de dezembro de 2025. O certame, organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), oferece 100 vagas para contratação imediata, sendo 60 para cargos de nível superior e 40 para nível médio, além de 263 vagas destinadas a cadastro reserva.
De acordo com o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), o processo segue o cronograma previsto e está sendo conduzido conforme as normas de transparência. O parlamentar informou que os questionamentos feitos pelo Ministério Público já foram respondidos e que o concurso ocorrerá normalmente na data marcada.
LEIA TAMBÉM: IPVA e mais reduções: ALEAM aprova pacote de bondades fiscais de Wilson Lima
As provas objetivas serão realizadas em dois turnos: das 8h às 12h e das 15h às 18h. O gabarito preliminar será divulgado em 16 de dezembro, e os recursos poderão ser apresentados entre 17 e 18 de dezembro. O resultado preliminar está previsto para 22 de janeiro de 2026, enquanto a prova discursiva ocorrerá em 1º de março de 2026.
O último concurso público da Aleam foi realizado em 2011, com 132 vagas ofertadas. Entre as áreas contempladas no certame de 2025 estão Administração, Direito, Engenharia, Comunicação, Saúde e Tecnologia da Informação, incluindo cargos como Analista de Controle, Assessor Jurídico, Procurador, Administrador, Analista de Sistemas, Médico, Enfermeiro, Psicólogo, Jornalista, Engenheiro Civil e Técnico em Produção Audiovisual.
O resultado definitivo da prova objetiva e a convocação para as etapas práticas e discursivas estão previstos para 5 de fevereiro de 2026.

