Iniciativa inédita da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) voltada ao incentivo à inovação e à inclusão na educação básica no estado, o programa Educatec-IN está em fase final de recebimento de propostas. A chamada busca apoiar projetos que contemplem estudantes com deficiência, transtornos diversos e alunos com altas habilidades e superdotação nas escolas de todas as regiões amazonenses. As inscrições poderão ser feitas até às 17h do dia 4 de dezembro.
Com orçamento estimado em R$ 1,5 milhão — recursos do tesouro estadual alocados pela Fapeam —, a iniciativa prevê o financiamento de até 15 propostas com vigência de 18 meses. Entre os objetivos do edital está o desenvolvimento de tecnologias assistivas que promovam autonomia, acessibilidade e equidade digital no processo de aprendizagem. Os projetos concorrerão em linhas temáticas como Tecnologias Assistivas, Metodologias Pedagógicas, Educação Digital, Popularização da Ciência, Formação de Jovens Cientistas e capacitação de professores para práticas de ensino inclusivas.
LEIA TAMBÉM: UFAM é pioneira no bacharelado em Cibersegurança e em IA
A submissão das propostas deve ser feita por pesquisadores com título de mestre ou doutor via formulário on-line específico no SigFapeam. Novos usuários precisam realizar cadastro prévio no banco de pesquisadores da fundação. Além do preenchimento do formulário, os interessados deverão anexar documentação complementar exigida no edital.
Dúvidas e esclarecimentos podem ser encaminhados ao e-mail institucional [email protected] ou ao canal de atendimento [email protected] — além de contato direto pelo endereço eletrônico [email protected]. Informações adicionais estão disponíveis na plataformada Fapeam, na seção oficial de editais da instituição.


