Após levar cultura, saúde, bem-estar e sustentabilidade para mais de 2 mil jovens de escolas públicas de Manaus, o projeto Divertidamente Amazônia inicia uma nova etapa. Desta vez, o foco é quem forma as próximas gerações: os professores.
O projeto realizado pela empresa Amazônia B, promove com apoio do Grupo Samel, o primeiro Workshop de capacitação em inteligência emocional da região Norte, voltado para 80 educadores da rede pública. O evento está alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que desde 2018 reconhece o desenvolvimento das competências socioemocionais como parte essencial da formação dos alunos.
A iniciativa reforça o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 da ONU, que promove políticas públicas voltadas à saúde e ao bem-estar como pilares para o desenvolvimento humano e para a construção de uma sociedade mais próspera e sustentável.
A capacitação é gratuita e exclusiva para os educadores inscritos, sendo realizada no dia 14 de novembro, das 8h30 às 14h, no Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), localizado na Avenida José Moacir Teberga de Toledo, 1520, bairro Planalto, na zona centro-oeste de Manaus.
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De acordo com o idealizador do projeto, Bellmond Viga, a fase representa uma mudança significativa na forma de olhar para a educação no Amazonas. “A inteligência emocional está prevista na BNCC desde 2018 e é essencial para o desenvolvimento integral dos alunos. Esta capacitação gratuita prepara professores da rede pública para trabalhar saúde emocional, bem-estar e desenvolvimento integral do ser dentro da sala de aula”, destaca Bellmond.
O workshop será conduzido pelo doutor Eduardo Farah, professor na Fundação Getulio Vargas (FGV), especialista em neurociência, comportamento e desenvolvimento humano. Ele reforça que a inteligência emocional é a base para um ambiente escolar mais equilibrado e produtivo.
Além da formação, o evento contará com um painel de abertura para discutir o papel da inteligência emocional em diferentes áreas da sociedade. O INDT é parceiro do projeto e reforça seu compromisso com a inovação voltada ao desenvolvimento humano.
“Trabalhar inteligência emocional é também inovar. Acreditamos que o futuro da educação passa pelo equilíbrio entre conhecimento técnico e competências socioemocionais, fundamentais para o bem-estar e a construção de uma sociedade mais empática e sustentável”, afirma Luana Lobão, diretora de Inovação do Instituto.
A proposta é fortalecer a escola como um espaço de equilíbrio, empatia e aprendizado integral, agora com educadores preparados para ensinar e sentir com inteligência emocional.

