Foram inauguradas, na quinta-feira (06/11), quatro novas salas de Telessaúde do programa Saúde AM Digital, em Benjamin Constant e Atalaia do Norte, no Alto Solimões (a 1.120 e 1.138 quilômetros de Manaus, respectivamente). Cada cidade recebeu uma sala de teleconsulta e uma de telediagnóstico, ampliando o acesso da população a serviços de saúde especializados sem a necessidade de deslocamento até a capital.
As entregas beneficiam mais de 56 mil moradores do Alto Solimões. O programa integra a política de transformação digital da saúde, que tem levado conectividade e diagnóstico especializado às unidades básicas dos municípios mais distantes do Amazonas.
Em Benjamin Constant, as salas foram instaladas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Enfermeiro Vanderley Nascimento de Souza, localizada no bairro Colônia. E em Atalaia do Norte, o novo espaço funciona na UBS Enfermeiro Etaddeus Roberto Felix, no Centro. Ambas contam com infraestrutura moderna, sistema de videoconferência, internet de alta velocidade, prontuário eletrônico e suporte técnico remoto.
Os espaços são equipados com aparelhos de eletrocardiograma (ECG), mapa, Holter e equipamentos de telediagnóstico, permitindo a emissão de laudos a distância e o acompanhamento contínuo de pacientes com doenças crônicas. O ambiente foi projetado para garantir eficiência, segurança e agilidade no atendimento, reduzindo o tempo de espera e evitando deslocamentos longos para quem vive em áreas isoladas.
Atualmente, o Saúde AM Digital oferece atendimento em 17 especialidades médicas e multiprofissionais, entre elas dermatologia, urologia, endocrinologia, psiquiatria, neurologia, cardiologia, ortopedia, pediatria, ginecologia, nutrição e geriatria. O programa também permite o agendamento de consultas e o acesso remoto aos resultados de exames pelo aplicativo Saúde AM Digital, disponível gratuitamente para celulares com internet.
LEIA TAMBÉM: Neblina densa reduz visibilidade e afeta trânsito em Manaus
Além das Telessalas, os serviços de saúde na região foram fortalecidos com a entrega de uma usina de oxigênio em Atalaia do Norte, com capacidade de 30 metros cúbicos por hora (m³/h), garantindo o abastecimento da rede hospitalar local.
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) também reforçou as ações de vigilância sanitária com a distribuição de frascos de hipoclorito de sódio para os municípios do Alto Solimões: 3.580 em Benjamin Constant e 1.900 em Atalaia do Norte, assegurando água potável para consumo durante o período de estiagem.
Outras ações
Durante as inaugurações no Alto Solimões, também foram entregues os novos cartões do Auxílio Estadual Permanente, maior programa de transferência de renda da história do Amazonas. Nesta etapa, 1,6 mil famílias serão contempladas nos três municípios: 300 em Atalaia do Norte e 500 em Benjamin Constant, entregues nesta quinta-feira, e 800 em Tabatinga, nesta sexta-feira (07/11), ampliando o alcance do benefício, que hoje atende 300 mil famílias em todo o estado.
As agendas em Benjamin Constant e Atalaia do Norte também incluíram assinaturas de convênios, inaugurações e entregas de equipamentos que fortalecem a infraestrutura pública e a segurança da região.
Em Benjamin Constant, foi inaugurado o Ilumina+ Amazonas, com a implantação de 1.696 pontos de iluminação em LED, e o convênio de R$ 5 milhões assinado para a recuperação do sistema viário urbano. O município também recebeu duas novas viaturas para reforço do policiamento.
Em Atalaia do Norte, também foi entregue duas viaturas para a Polícia Militar. O Corpo de Bombeiros inaugurou o 12º Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP). Os municípios também foram contemplados com uma série de entregas nas áreas do setor primário e social.

