Com a proximidade das festas de fim de ano, o aumento do movimento em shoppings e centros comerciais eleva também os riscos de furtos, golpes e outros crimes. Para orientar consumidores e comerciantes, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), divulgou recomendações de segurança.
O delegado Marcelo Martins explica que um grupo conhecido como “lanceiros”, ou “pickpockets”, aproveita a distração dos frequentadores para subtrair objetos sem que as vítimas percebam. O delegado destaca que aparelhos celulares estão entre os itens mais visados. “É importante que o consumidor evite manusear o celular em locais movimentados e mantenha-o em bolsos ou compartimentos de difícil acesso”, orienta Martins.
LEIA TAMBÉM: Polícia Civil procura mulher desaparecida no bairro da Paz
Os lojistas também são aconselhados a observar comportamentos suspeitos dentro das lojas. Caso identifiquem alguma situação de risco, devem acionar a Polícia Civil ou a Polícia Militar para abordagem e confirmação de possível intenção criminosa.
Além disso, o delegado recomenda que as compras e a contratação de serviços sejam realizadas no comércio formal, que emite nota fiscal e oferece garantia, reduzindo riscos de golpes e estelionatos.
Boletins de Ocorrência (BO) podem ser registrados em qualquer unidade policial, na sede do 24º DIP, na avenida Manaus Moderna, bairro Centro, zona sul, ou pela Delegacia Virtual (https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/). Denúncias anônimas podem ser feitas pelos números 197 e (92) 3667-7575, da PC-AM, ou 181, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

