A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) confirmou, no fim da tarde desta sexta-feira (28/11), que o pagamento da progressão dos servidores da educação do Amazonas será creditado na folha salarial do mês de dezembro, com valores retroativos a novembro. A informação foi divulgada oficialmente pelas redes sociais do órgão.
No comunicado, a gestão estadual assegurou que as progressões horizontais e verticais serão processadas dentro da folha de dezembro, incluindo o ajuste referente a novembro. “O Governo do Amazonas realizará em dezembro os pagamentos das progressões horizontais e verticais dos servidores da Educação. As progressões serão pagas na folha de dezembro com retroativo ao mês novembro”, diz o texto publicado.
LEIA TAMBÉM: Últimos dias para conseguir descontos no IPTU 2026 em Manaus
O pagamento de progressão salarial aos servidores da Seduc faz parte de um pacote mais amplo de medidas ao funcionalismo público anunciado pelo governador Wilson Lima (União Brasil), que contempla categorias como produção rural, além das polícias Civil e Militar. Entre as ações previstas está a progressão horizontal de 22.532 servidores da rede estadual de ensino, somada a uma progressão por titularização de 730 profissionais, além da data-base de 2025, que prevê reajuste salarial de 5,06% para 49 mil servidores da educação – dos quais 32.228 são ativos, 16.682 inativos e 549 pensionistas.
O conjunto de benefícios também abrange a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e órgãos vinculados, como a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), que devem aplicar reajuste de 10% para 650 servidores da pasta. A data-base de 2025 para a educação, com reajuste de 5,06%, também integra o cronograma de pagamentos planejado pelo governo.


