O bairro Jorge Teixeira, um dos maiores e mais populosos de Manaus, está passando por uma transformação com o avanço das obras do programa Trata Bem Manaus, da Águas de Manaus. O projeto amplia o sistema de coleta e tratamento de esgoto na cidade. Desde junho, já estão sendo construídos mais de 117 mil metros de rede de esgoto e novas estações de bombeamento, que direcionarão os efluentes para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Prourbis, promovendo melhorias significativas em infraestrutura e saneamento na zona Leste.
Com o novo sistema, mais de 52 mil moradores do Jorge Teixeira passarão a contar com infraestrutura completa de esgotamento sanitário, contribuindo diretamente para a melhoria da saúde pública e da qualidade de vida local. A concessionária prevê que as primeiras áreas contempladas entrarão em operação até o final deste ano.
“Estamos implantando as redes e, em paralelo, as estações de bombeamento. Isso permitirá que, até o fim do ano, parte do bairro já esteja operando com coleta e tratamento de esgoto. Em 2026, seguiremos o cronograma até atender toda a região projetada”, explica o gerente de Engenharia, Wendel Sousa.
As frentes de trabalho estão distribuídas por diversos trechos do bairro e operam em ritmo acelerado. Morador há seis anos, o comerciante Ernani Mendes vê na chegada do serviço um sinal de evolução para a comunidade.
“Eu acho importante essa obra porque é um progresso para o nosso bairro. Com o saneamento, vamos ter ruas mais limpas, sem essas águas sujas com dejetos. Hoje tenho uma fossa, mas assim que a empresa liberar a interligação, vou fazer a conexão para que todo esse esgoto seja tratado. É uma melhoria para todos nós e para o meio ambiente”, afirma.
LEIA TAMBÉM: Novos cartões do Auxílio Estadual chegam aos municípios do Alto Solimões
Após a conclusão do projeto, todo o esgoto gerado nas residências será coletado e tratado antes de retornar ao meio ambiente, contribuindo para a recuperação dos igarapés de Manaus. “Implantar esse sistema permitirá o direcionamento adequado dos efluentes para a ETE Prourbis. A ligação dos imóveis ao novo sistema será essencial para garantirmos eficiência no tratamento e melhora dos indicadores ambientais e de saúde pública”, acrescenta Wendel.
Durante as intervenções, as equipes atuam de segunda a sábado, no período diurno. Todas as vias recebem sinalização e interdições parciais para garantir segurança operacional. A Águas de Manaus reforça que os serviços seguem rigorosos padrões técnicos em todas as etapas.
Confira as vias contempladas em novembro:
- Rua Beija-flor – entre as ruas Filodentro e Andirobas;
- Rua Marambá – entre as ruas Pau-Brasil e Andirobas;
- Avenida Topázio – entre as ruas da Mina e Timbó;
- Rua das Joias – entre a ruas Filodentro e avenida Topázio;
- Rua das Mina – entre a ruas Filodentro e avenida Topázio;
- Rua Magnetita – entre as ruas da Mina e Filodentro;
- Rua das Mangueiras – entre as ruas Preciosa e Miratinga;
- Rua Carapanaúba – entre as ruas Mangueiras e das Graviolas;
- Rua Laço do Amor – entre as ruas Magnetita e das Graviolas.

