Neste mês de novembro, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) vai reforçar a conscientização sobre a saúde do homem idoso, em apoio à campanha Novembro Azul. A iniciativa busca orientar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de estimular o autocuidado e o acompanhamento regular com profissionais de saúde.
O reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, destaca que hábitos saudáveis e exames de rotina, podem ajudar a prevenir ou agir precocemente em caso de descoberta da doença. “A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos façam, pelo menos uma vez por ano, o exame de sangue e o toque retal. Em caso de pessoa com histórico familiar, a recomendação é realizar os exames a partir dos 45 anos. Muitos homens não querem realizar o exame, mas é muito simples, e não altera em nada a masculinidade da pessoa”, afirmou.
A Fundação preparou uma programação especial que inclui rodas de conversa e Podcasts temáticos ao longo de todo o mês de novembro, abordando aspectos fundamentais do bem-estar físico e emocional da pessoa idosa.
LEIA TAMBÉM: Projeto que atende mulheres vítimas de violência doméstica chega ao CRAS II, em Itacoatiara
No dia 19 de novembro, a partir das 8h30, a Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro promove a roda de conversa “Entendendo o perfil lipídico da pessoa idosa”, que será conduzida pela médica Ednéa Ribeiro, diretora clínica da policlínica, com o apoio dos estagiários de Enfermagem.
O encontro busca esclarecer dúvidas sobre colesterol, triglicerídeos e outros indicadores importantes para a saúde cardiovascular, reforçando a relevância do controle desses fatores para a prevenção de doenças crônicas, inclusive as que podem afetar o sistema prostático.
Encerrando a programação no dia 27 de novembro, o Podcast “Saúde em Foco Geriatria e Gerontologia” trará o episódio especial “Homem também se cuida: quebrando tabus sobre a saúde do homem idoso”, com a participação do médico infectologista Noaldo Lucena.
O episódio destaca a importância do diálogo aberto sobre o câncer de próstata e outras condições que afetam o público masculino, incentivando atitudes preventivas e a quebra de estigmas relacionados à busca por atendimento médico. O objetivo é fortalecer a cultura da prevenção e contribuir para uma melhor qualidade de vida dos idosos.

