Novembro é o mês dedicado ao movimento conhecido como Novembro Azul, que chama a atenção para os cuidados com a saúde do homem e, especialmente, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), tem a maior incidência na população masculina, excluindo os tumores de pele não melanoma, e também é o segundo que mais mata homens no país. Somente em 2021, mais de 16 mil brasileiros perderam a vida em decorrência da doença, o que representa, em média, 44 mortes por dia.
A idade é um dos principais fatores de risco: aproximadamente 75% dos diagnósticos ocorrem em homens com 65 anos ou mais. No entanto, também pesam na estatística a história familiar da doença, a etnia, homens negros e aqueles com ascendência africana apresentam maior probabilidade de desenvolver o câncer, e fatores relacionados ao estilo de vida, como sedentarismo, obesidade e alimentação rica em gorduras.
A boa notícia é que, quando detectado precocemente, o câncer de próstata tem altas taxas de cura e pode ser tratado de forma eficaz, o que torna o diagnóstico precoce uma ferramenta fundamental na luta contra a doença.
LEIA TAMBÉM: Diagnóstico precoce do câncer de próstata é essencial para chances de cura, destaca Fcecon
De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Seccional Amazonas (SBU-AM), Giuseppe Figliuolo, cuidar da saúde é um ato de coragem e de responsabilidade.
“O homem moderno precisa entender que prevenir é mais do que evitar doenças: é garantir qualidade de vida, produtividade e presença junto à família. Cuidar-se não é sinal de fraqueza, é um gesto de maturidade e amor próprio, que requer conscientização através da informação”, afirma.
Doutor em saúde pública, Giuseppe Figliuolo destaca que, o conceito de saúde integral masculina envolve não apenas os cuidados urológicos, mas também a atenção a outros aspectos do bem-estar. Doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, depressão e distúrbios do sono figuram entre as principais causas de morbidade e mortalidade masculina no Brasil.
“É fundamental que o homem mantenha hábitos saudáveis, com uma alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos, controle do estresse e abandono do tabagismo e do consumo excessivo de álcool. A prevenção começa no estilo de vida”, reforça o especialista.
Cuidados para prevenir o câncer de próstata
Alimentação saudável
- Aposte em Antioxidantes: inclua alimentos ricos em licopeno (como tomate cozido e molhos), selênio e vitamina E, que ajudam a combater o dano celular.
 - Reduza o consumo: diminua a ingestão de carnes vermelhas, carnes processadas e alimentos ultraprocessados, que possuem alto teor de gorduras saturadas.
 
Mantenha o peso corporal adequado
A obesidade é um fator de risco comprovado para o câncer de próstata, estando associada a tumores mais agressivos.
- O que fazer: O controle de peso, alcançado pela combinação de dieta e exercícios, é fundamental para reduzir o risco.
 
Pratique exercícios físicos regularmente
A atividade física regular contribui para o controle do peso e ajuda a regular os níveis hormonais e reduzir o processo inflamatório do corpo.
- Recomendação: Busque realizar de 30 a 60 minutos de atividade física moderada na maioria dos dias da semana.
 
Evite tabagismo e limite o álcool
O cigarro está associado a diversos tipos de câncer, incluindo formas mais agressivas de câncer de próstata. O consumo excessivo de álcool também é um fator de risco.
- O que fazer: Parar de fumar imediatamente e limitar a ingestão de bebidas alcoólicas são medidas essenciais de prevenção.
 
Histórico familiar
Embora não seja um cuidado modificável, ter histórico familiar (pai ou irmão com diagnóstico antes dos 60 anos) é um fator de risco elevado.
- O que fazer: Homens com histórico familiar devem iniciar o acompanhamento com o urologista mais cedo, geralmente a partir dos 40 ou 45 anos.
 
Faça exames de rastreamento (detecção precoce)
A principal ferramenta para combater a doença é o diagnóstico em estágio inicial. O rastreamento deve começar a partir dos 50 anos para a população geral.
- Exames Essenciais: Toque Retal e a dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA) no sangue.
 - Lembrete: Para o grupo de risco (histórico familiar ou afrodescendentes), a avaliação deve ser antecipada.
 
Consulte o urologista regularmente
O acompanhamento médico é a base de toda a prevenção. O urologista é o profissional que poderá avaliar individualmente seus fatores de risco e definir a periodicidade ideal para os exames preventivos.
Campanha Novembro Azul em Manaus
A campanha “Novembro Azul” será realizada em Manaus com o tema “Cuidar da saúde também é coisa de homem!”, que tem como objetivo estabelecer estratégias para ampliar o acesso e acolhimento da população masculina na Atenção Primária à Saúde (APS).
A abertura oficial da campanha, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), acontece nesta terça-feira (04), a partir das 8h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Walid Abdel Aziz, localizada na avenida José Moacir Teberga de Toledo, bairro Planalto, zona Oeste da capital.
A programação do “Novembro Azul” terá ações nas Unidades de Saúde e sedes Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e rural, atendendo servidores e usuários dos serviços, em atividades educativas de prevenção, como palestras, rodas de conversa, exposições, grupos focais e distribuição de materiais informativos.

