No sábado e domingo (22 e 23/11), Manaus será palco da 15ª edição do “Festival Batalha da Hora”, no bairro Coroado, zona leste da capital amazonense. O evento é um dos mais tradicionais da cultura hip hop no Amazonas. A programação gratuita reúne artistas locais, nacionais e internacionais em uma celebração das danças urbanas, da arte periférica e da resistência cultural.
Em 2025, o evento volta a ocupar as ruas e espaços comunitários do Coroado com atividades que valorizam a juventude, a criatividade das periferias e o intercâmbio entre gerações do hip hop.
A 15ª edição do Festival Batalha da Hora será realizada na Casa Arte Nativos Crew e no Conselho de Desenvolvimento Comunitário do Coroado (CDCC), ambos no Coroado 3. O público terá acesso gratuito a competições, oficinas, exposições, intervenções artísticas e shows.
A realização do evento conta com apoio do Conselho Estadual de Cultura e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, além do Governo Federal, Casa Arte Nativos Crew, Portal Hip Hop AM e Conselho de Desenvolvimento Comunitário do Coroado (CDCC), além de ser um projeto contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
LEIA TAMBÉM: Ponta Negra recebe Parada Natalina nesta quinta-feira com atrações gratuitas
Criado em 2008, o evento nasceu com o propósito de impulsionar dançarinos e grupos de breaking do Amazonas em competições no Brasil e no mundo. Atualmente, consolidado como referência nas danças urbanas, o festival fortalece os elementos do hip hop e promove formação artística e troca de experiências entre diferentes culturas.
Idealizado por Maykon Andrade (B-Boy Mayking), educador e produtor cultural, o festival é organizado pela Nativos Crew Produções. Para Maykon Andrade, o evento já revelou talentos amazonenses e segue formando novas gerações: “É um festival tradicional que abre caminhos, fortalece trajetórias e mantém viva a cultura do hip hop no Amazonas”.
O festival também reunirá grandes nomes da cena urbana mundial. Entre eles Allef, primeiro dançarino a se tornar embaixador global da Lacoste nas Américas; Bgirl Celestia, referência internacional no breaking feminino; B-Boy Ariel, integrante da Nativos Crew e representante do Amazonas no cenário mundial.
A apresentação ficará por conta dos MCs Roxo, Anjokilla e Tomking, com discotecagem dos DJs Pammy e LF.
Mais do que um festival, a Batalha da Hora reafirma seu papel como espaço de valorização das expressões periféricas, promovendo inclusão, formação artística e fortalecimento da cena cultural manauara.
Programação completa:
Sábado (22/11) – Casa Arte Nativos Crew
Endereço: Avenida Beira Rio, nº 48, Coroado 3.
10h – Exposição Fotográfica;
14h – DJ Pammy + Open Mic;
15h – Workshop e Vivência com Allef (DF);
16h – Workshop e Vivência com Bgirl Celestia (Colômbia);
16h30 – Filtro Toprock;
16h30 às 17h – Filtro Footwork;
17h às 18h – Filtro All Style;
18h30 às 19h – DJ Pammy + Cypher.
23 de novembro – CDCC (Conselho de Desenvolvimento Comunitário do Coroado)
Endereço: Rua Ouro Preto, nº 513, Coroado 3.
13h às 14h – DJ Pammy;
14h15 às 14h30 – Cia Artigo 5;
14h30 às 14h45 – Ballet Cultuart – Espaço de Dança Mayara Andrade;
14h45 às 15h – Batalha Show;
15h às 16h – Batalha de Breaking 3 vs. 3;
16h às 16h30 – Batalha Footwork;
16h30 às 17h – Batalha de Toprock;
17h às 18h – Batalha de MC’s;
18h às 19h30 – DJ LF Grime Norte;
19h30 às 20h – Resultado;
20h às 21h – Open Mic.


