Adolescentes entre 15 e 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) podem ser imunizados gratuitamente até dezembro em mais de 170 salas de vacina da cidade, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante é oferecido regularmente para meninos e meninas de 9 a 14 anos, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
De acordo com a gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Isabel Hernandes, a ação tem como objetivo recuperar jovens que não receberam a vacina na idade indicada. O HPV está relacionado ao surgimento de verrugas genitais e a tumores malignos, incluindo câncer de colo do útero, pênis e boca.
LEIA TAMBÉM: Dez unidades de saúde terão vacinação contra gripe em Manaus, neste sábado (8)
Segundo estimativas do Ministério da Saúde, cerca de 52.938 adolescentes de 15 a 19 anos em Manaus ainda não foram vacinados, sendo 46.043 homens e 6.895 mulheres. A gerente de Imunização informou que a vacinação desse público vem sendo realizada desde abril, com ações em escolas, busca ativa em territórios e oferta em unidades de saúde.
Em Manaus, a cobertura vacinal entre meninas de 9 a 14 anos alcançou 106,5% e, entre meninos da mesma faixa etária, 96,53%, acima da meta de 90% recomendada pelo Ministério da Saúde. Desde 2024, a imunização para crianças e adolescentes nessa faixa etária passou a ser aplicada em dose única.
O HPV é transmitido principalmente por contato sexual e pode causar verrugas e câncer em diferentes órgãos. A vacinação, junto ao uso de preservativos, é considerada a forma mais eficaz de prevenção.

