Mais de 20 animais foram resgatados sábado (15) de um imóvel no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. A desarticulação do canil clandestino foi feita pela após a Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet-AM), que encontrou no local poodles, yorkshires, vira-latas, lulus-da-pomerânia, além de gatos, galinhas, codornas, um periquito e um coelho.
A ação começou quando equipes da Sepet identificaram uma mulher transportando cães em atitude suspeita, próximo a uma casa que já vinha sendo investigada. Ao entrar no imóvel, os agentes encontraram um ambiente insalubre, com cães de raça debilitados e um gato preso em uma gaiola.
LEIA TAMBÉM: Cães Pit Monster que sofriam maus-tratos em canil são resgatados em Manaus
Cumprimento da lei
Durante a operação, a secretária de Estado de Proteção Animal, Joana Darc, ressaltou a gravidade da situação e lembrou que o endereço já havia sido alvo de intervenção.
Nós estivemos neste mesmo local em 2019 e, naquela época, não tínhamos a Lei Sansão, que prende quem comete crimes de maus-tratos contra os animais. Aqui, tem animais que são colocados apenas para procriar. Vamos fazer o nosso dever legal, que é pegar esses animais, deixá-los sob nossa responsabilidade e cumprir a lei”, destacou.
A ação contou ainda com apoio da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal da Câmara Municipal de Manaus e da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães).
Lei Sansão e punições mais rígidas
A Lei Sansão (Lei nº 14.064/2020) aumentou as penas para crimes de maus-tratos contra cães e gatos no Brasil. O nome da lei homenageia Sansão, um pitbull que teve as patas traseiras mutiladas a golpes de facão, caso que gerou grande comoção nacional.
Animais serão disponibilizados para adoção
Os animais resgatados serão atendidos no Hospital Público Veterinário do Amazonas. A secretária aproveitou para alertar sobre os riscos da compra irresponsável de animais.
“Você que compra animal e não sabe de onde vem, não vai ao local, não sabe quem é pai nem mãe, fique ciente de que você pode estar financiando um canil clandestino. São cenas tristes, onde têm vários animais desesperados”, afirmou.
Após os trâmites legais, os animais serão disponibilizados para adoção responsável, já castrados, vacinados e vermifugados.
Local já havia sido alvo de investigação
Em 2019, a mesma suspeita foi notificada pela apreensão de dezenas de animais domésticos e silvestres, incluindo cães de raça, gatos, macacos, jabutis e aves como araras, corujas e tucanos.
O cenário encontrado neste sábado era ainda mais grave, com ratos mortos, fezes, comida estragada, teias de aranha e sujeira espalhada pela casa. As autoridades devem apurar possíveis crimes de maus-tratos reincidentes.

