Os contribuintes de Manaus já podem solicitar o abatimento de até 50% no valor do IPTU 2026 utilizando os créditos acumulados pela Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e). O procedimento, que deve ser feito até 30 de novembro, permite indicar a inscrição imobiliária que receberá o benefício no próximo exercício.
O programa de incentivo converte os créditos gerados ao informar o CPF na nota fiscal de serviços em desconto no imposto. A medida busca estimular a emissão de notas fiscais e o combate à sonegação.
LEIA TAMBÉM: Black Friday 2025 será ‘turbinada’ com 13º; manauara está otimista
De acordo com o subsecretário da Receita da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), Armínio Pontes, este é o período para que os contribuintes definam o imóvel que será beneficiado com o desconto no IPTU 2026. “Novembro é o mês em que os contribuintes deverão fazer a sua opção de matrícula do IPTU para se beneficiar do crédito da nota. Esse é um programa que a prefeitura já adota há alguns anos, em que os contribuintes que solicitam nota fiscal de serviço e colocam o CPF na nota vão acumulando crédito que poderá se transformar em desconto no IPTU, podendo atingir até 50% do valor”, explicou.
A consulta de créditos e a indicação do imóvel para os descontos no IPTU 2026 devem ser realizadas pelo site creditodanota.manaus.am.gov.br. No portal, é possível conferir o saldo acumulado, visualizar as notas fiscais registradas e selecionar a matrícula que receberá o desconto.
A Semef orienta que os contribuintes não deixem para a última hora o procedimento, para evitar congestionamento no sistema e garantir o aproveitamento do benefício.

