Chance final para inscrições na oficina “Imagens do Comum: cinema, educação e direitos humanos”, que encerram nesta quinta-feira (06/11). A atividade será realizada nos dias 8 e 15 de novembro, das 8h às 12h30, no Instituto Federal do Amazonas (Ifam) – Campus Manaus Centro.
A partir de experiências e metodologias que aproximam o cinema de práticas pedagógicas e sociais, a oficina convida os participantes a experimentar imagens e sons como formas de olhar, escutar e se relacionar com o outro, com o território e com o mundo. As vagas são limitadas e as inscrições deverão ser feitas através do Formulário: https://forms.gle/CQfM4ToYv5LC1Mg36.
A atividade integra a programação da 15ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, que este ano reflete sobre emergência climática e a invenção de futuros justos e sustentáveis. A proposta pedagógica da oficina parte da ideia de que o cinema pode ser uma ferramenta de imaginação política e transformação social.
Inspirada na temática da Mostra, que neste ano reflete sobre a emergência climática e a invenção de futuros justos e sustentáveis, a atividade propõe uma experiência coletiva que combina momentos de reflexão e práticas audiovisuais. Por meio da análise de filmes, rodas de conversa e exercícios de criação com imagens e sons, os participantes serão convidados a refletir sobre modos de representação, ética e estética no ato de filmar a si mesmos, ao outro, ao território e ao mundo.
LEIA TAMBÉM: Banzeiro Cabôco recebe Lico Magalhães e Eloi Jr. nesta quinta (7)
Podem participar estudantes, trabalhadores da educação e da arte, comunicadores populares, fazedores da cultura com atuação em comunidades e territórios periféricos, e outros profissionais que tenham interesse nas relações entre cinema, educação e direitos humanos.
Os participantes receberão certificado emitido pela UFC. Para estudantes universitários, a atividade pode ser apresentada como horas complementares em seus cursos de graduação. A oficina será realizada de forma presencial, ministrada por Laísa Maida, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e graduada em Produção Publicitária pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM).
Com ampla experiência nas áreas de Comunicação, Marketing e Produção Audiovisual, atua como pesquisadora e docente nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, desenvolvendo estudos voltados às novas mídias e tecnologias emergentes.


