Como parte das ações comemorativas pelos 50 anos de produção da Moto Honda no Brasil em 2026, a empresa lança o projeto social Mulheres Sakura, voltado ao desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres residentes em Manaus. A iniciativa reforça o compromisso da Honda com o fortalecimento das comunidades onde está presente.
O programa oferece cursos gratuitos de formação profissional, com foco na promoção da autonomia e na melhoria da qualidade de vida. O nome do projeto, inspirado na flor de cerejeira japonesa (sakura), simboliza renovação, esperança e a beleza dos recomeços — valores que refletem o propósito da ação: abrir caminhos para novos ciclos e oportunidades.
“A visão da Honda de compartilhar alegria com as pessoas só se realiza plenamente quando valorizamos quem está ao nosso redor. Mais do que fabricar produtos, buscamos ser uma empresa desejada pela sociedade — reconhecida pelo respeito ao indivíduo e pela construção de relações genuínas com as comunidades”, disse Lourival Barros, Head da Divisão de Produção, Qualidade e Logística da Honda.
Reconhecendo o papel transformador da educação, o curso contará com o engajamento voluntário de colaboradores da Honda, de diferentes áreas, que compartilharão suas experiências e trajetórias profissionais com as participantes, agregando conhecimento e inspiração.
Desde sua fundação, a Honda busca contribuir com a sociedade por meio da criação de produtos e tecnologias de qualidade, da convivência harmoniosa com o entorno e da promoção de iniciativas sociais que fortalecem os laços com as comunidades.
Com mais de 31 milhões de motocicletas produzidas no Brasil, a empresa mantém forte atuação social, especialmente no Amazonas, onde está presente há quase cinco décadas. A visão de compartilhar alegria com as pessoas se concretiza também por meio de projetos que geram impacto positivo e duradouro.
De acordo com a Honda, as inscrições são gratuitas e estão abertas até o próximo dia 21 de novembro, por meio de formulário online CLICANDO AQUI. O projeto é voltado para mulheres entre 18 e 26 anos, residentes em Manaus, que sejam dependentes de benefícios sociais e/ou não possuam renda fixa, e que tenham concluído o ensino médio em escola pública.
O processo seletivo inclui prova online de conhecimentos gerais, dinâmica de grupo, entrevista com o setor de Recursos Humanos e visita domiciliar. Serão disponibilizadas 30 vagas para a turma 2025/2026.
As participantes selecionadas contarão com uma parceria sólida e transformadora com a Honda, que oferecerá formação profissional gratuita, além de ajuda de custo, transporte e alimentação durante todo o período do curso.
A capacitação terá duração de 10 meses, com início previsto para fevereiro de 2026, e será realizada de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h. O projeto reforça o compromisso da Honda com o desenvolvimento de talentos e a promoção de oportunidades reais de inclusão e crescimento profissional.
LEIA TAMBÉM: Musashi da Amazônia abre inscrições para programa de trainee em Manaus
O Segundo a Segundo informa que as empresas são inteiramente responsáveis pelos critérios de seleção para as vagas, assim como sobre as exigências para a ocupação dos postos de trabalho. Alertamos, entretanto, que processos de seleção para vagas de emprego são totalmente gratuitos e não exigem cobrança de tarifas, pagamentos por exames ou por cursos supostamente necessários para as vagas.
Esses tipos de situações podem se tratar de fraudes e devem ser denunciados, por meio de registro de Boletim de Ocorrência, à Polícia Civil.
As autoridades também recomendam que não sejam enviadas cópias ou originais de documentos pessoais antes da realização de entrevistas presenciais na sede da empresa ou da gerência de recursos humanos responsável pela seleção. Também não se deve informar, em qualquer hipótese, números e senhas de cartões bancários, de crédito ou de benefício social.

