Um homem de 42 anos foi preso nesta quinta-feira (6) em Itapiranga, a 227 quilômetros de Manaus, após ser condenado a 12 anos de prisão pelo crime de estupro de vulnerável. A condenação refere-se a abusos cometidos contra uma criança de 6 anos, enteada do acusado, entre agosto e dezembro de 2023.
Segundo o 38º Distrito Integrado de Polícia (DIP), a mãe da vítima denunciou os fatos à Polícia Civil ao tomar conhecimento dos abusos. O acusado havia sido preso preventivamente em janeiro de 2024, mas foi liberado para responder ao processo em liberdade. Com a sentença condenatória, a prisão foi executada nesta quinta-feira.
Durante o registro da ocorrência, a mãe da criança também informou à polícia que foi vítima de abusos sexuais cometidos pelo mesmo homem quando era menor de idade, entre 8 e 16 anos. Na época, segundo relato, não teria recebido apoio familiar para realizar a denúncia.
LEIA TAMBÉM: Dívida com facção levou à morte de jovem em frente a tabacaria em Manaus; dois foram presos
Com base nas novas informações, a Polícia Civil abriu um segundo inquérito para investigar os crimes antigos relatados pela mulher. O acusado aguarda julgamento desse segundo processo, enquanto cumpre a pena referente ao estupro da criança de 6 anos.
Durante o inquérito, o homem negou os abusos, mas familiares relataram que ele chegou a pedir perdão à mãe da vítima, o que foi interpretado como uma confissão tácita. O acusado alegou que se tratou de uma “brincadeira de mau gosto”, mas essa versão não foi aceita pelo Judiciário.
O homem permanece na carceragem do 38º DIP e deve ser transferido para a Unidade Prisional de Itacoatiara após a audiência de custódia.

