Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Governo divulga resultado final do Prêmio Brasil sem Fome
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Governo divulga resultado final do Prêmio Brasil sem Fome
Cidades

Governo divulga resultado final do Prêmio Brasil sem Fome

Redação
Atualizado em 2025/11/07 at 7:45 PM
Redação 4 horas atrás
Compartilhe
Feijão-fradinho sendo cozido em panela, com fumaça e colher
Feijão-fradinho em processo de cozimento, potencial alimento para o programa Brasil sem Fome. (Foto:Marcelo Curia)
Compartilhe
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou o resultado final da 1ª Edição do Prêmio Brasil Sem Fome. A iniciativa celebra os avanços alcançados pelo país na redução da insegurança alimentar grave e reconhece ações inovadoras de estados, municípios e do Distrito Federal na promoção da segurança alimentar e nutricional e na consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

 Ao todo, 40 premiações foram concedidas entre estados, Distrito Federal e municípios. As iniciativas foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por especialistas e representantes das instâncias de gestão da Política de Segurança Alimentar e Nutricional.
 Os ganhadores foram divididos em três categorias principais: Redução da Insegurança Alimentar e Nutricional nos estados e no Distrito Federal; Bom Funcionamento das Instâncias do Sisan nos Estados; e Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional nos estados/municípios.

LEIA TAMBÉM: FAB confirma mortes em queda de avião no interior do Amazonas

 Na categoria Redução da Insegurança Alimentar e Nutricional nos estados e no Distrito Federal, os premiados foram os estados que apresentaram as maiores reduções no índice de insegurança alimentar grave entre 2022 e 2024. Os vencedores foram Alagoas (Nordeste), Mato Grosso (Centro-Oeste), Pará (Norte), Rio de Janeiro (Sudeste) e Rio Grande do Sul (Sul). De acordo com o edital, foi premiado um estado em cada região.

 Na categoria Bom Funcionamento das Instâncias do SISAN nos Estados, foram reconhecidos os estados e municípios com melhor desempenho na gestão do Sisan. Entre os estados, receberam o prêmio Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná e Pernambuco. Entre os municípios, os premiados foram Itajaí (SC), Joinville (SC), Belo Horizonte (MG), Picuí (PB), São Cristóvão (SE) e Osasco (SP). A premiação também contemplou o Distrito Federal, com Brasília (DF).

 Na categoria Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, que premia os melhores exemplos de políticas públicas desenvolvidas para combater a fome e promover a Segurança Alimentar e Nutricional, foram premiadas seis iniciativas estaduais e 20 municipais, sendo seis do Nordeste, quatro no Norte, uma no Centro-Oeste, três no Sul e seis no Sudeste.

 As iniciativas estaduais premiadas foram o Programa Ceará Sem Fome, no Ceará, que reúne ações permanentes de combate à fome e garantia de alimentação saudável; o Programa Compra Direta Paraná, no Paraná, que adquire alimentos da agricultura familiar para abastecer a rede socioassistencial; o Banco de Alimentos, no Maranhão, voltado à coleta e distribuição de alimentos a comunidades em vulnerabilidade; o Programa Bahia Sem Fome, na Bahia, que tem como objetivo assegurar às pessoas em situação de vulnerabilidade social o acesso a alimentos em qualidade; o Programa Compra Direta de Alimentos, no Espírito Santo, que compra produtos da agricultura familiar com doação simultânea; e o Programa Bom Prato, em Pernambuco, que oferece refeições de qualidade a baixo custo para a população de baixa renda.

 Na categoria Boas Práticas de Combate à Fome e promoção da Segurança Alimentar e Nutricional nos municípios, as iniciativas premiadas foram:

Programa Cartão Proteção Social – Garantindo Melhorias I Nova Russas (CE): amplia a proteção social por meio de repasses municipais a famílias em vulnerabilidade.

 Da Floresta para a Mesa I Careiro (AM): integra agricultores familiares ao Programa de Aquisição de Alimentos, garantindo o acesso a produtos locais e saudáveis.

 Assistência Técnica e Extensão Rural I Brasília (DF): promove a segurança alimentar e nutricional e o fortalecimento da agricultura familiar no Distrito Federal.
 Banco de Alimentos I Itanhaém (SP): arrecada, seleciona e distribui alimentos para famílias de baixa renda, evitando desperdício.

 Programa Divinópolis Sem Fome I Divinópolis (MG): articula políticas municipais de segurança alimentar e nutricional e assistência e desenvolvimento social.

 Política de Combate à Fome I Eldorado do Carajás (PA): coordena ações intersetoriais de apoio à população em situação de insegurança alimentar.

 Intersetorialidade que Alimenta com Cuidado I Maracanaú (CE): integra áreas da assistência social, saúde e educação no combate à fome.
 Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional I Contagem (MG): estrutura ações permanentes de abastecimento e promoção do direito humano à alimentação adequada.]

 Programa Piatã Sem Fome I Piatã (BA): articula ações intersetoriais para garantir alimentação adequada às famílias em vulnerabilidade.

 São Leo Mais Comida no Prato I São Leopoldo (RS): Combater a fome e a insegurança alimentar no município por meio do fortalecimento e qualificação das cozinhas sociais locais, promoção de aprendizado, inovação e capacitação para os trabalhadores, fornecimento de insumos e apoio às famílias em situação de vulnerabilidade; e premiação e reconhecimento das cozinhas sociais mais ativas.

 Programa Ecocidadão I Curitiba (PR): regulamenta o fornecimento de vale-alimentação através de voucher para os catadores de materiais recicláveis integrantes do Programa Ecocidadão, como mecanismo de acesso ao Programa Armazém da Família.

 Banco de Alimentos I São João del Rei (MG): visa garantir o acesso a alimentos de qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 Bragança que Produz e que Alimenta I Bragança (PA): iniciativa que destaca a importância da produção agrícola e do abastecimento alimentar no município.

 Ações que Alimentam e Libertam I Araraquara (SP): tem como objetivo promover a inclusão produtiva e combater a fome.

 Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional I São Cristóvão (SE): equipamento público municipal, de caráter comunitário, que tem como objetivo implementar a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

 Programa Municipal de Aquisição de Alimentos I Barcarena (PA): ação local do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que visa promover a segurança alimentar e nutricional e apoiar a agricultura familiar

 Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional I Recife (PE): unidade de assistência social que trabalha para garantir o acesso a uma alimentação saudável e adequada
 Programa Alimenta Vera Cruz I Vera Cruz (RS): visa suprir necessidades alimentares com produtos de qualidade provenientes de agricultores familiares locais

 Banco de Alimentos I Santana do Paraíso (MG): funciona na Horta Municipal e atende aproximadamente 120 famílias por mês com cestas de hortifruti.

 Programa Bom Prato I Caruaru (PE): Combater a fome, promover a segurança alimentar e nutricional no estado e fortalecer a agricultura familiar local.

 Os números positivos divulgados pelo IBGE, que fornece os resultados da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), e a recente saída do Brasil do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), evidenciam o impacto das políticas públicas implementadas pelo Governo Federal e pelos entes federados. O prêmio foi instituído no âmbito do Plano Brasil Sem Fome, reforçando o compromisso do governo com a efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), previsto no artigo 6º da Constituição Federal e regulamentado pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan).
 Edital e resultado final

Leia também

Oficial leva a Harvard projeto de liderança feminina na PM do Amazonas

FAB encontra destroços e confirma mortes em queda de avião no interior do Amazonas

Dez unidades de saúde terão vacinação contra gripe em Manaus, neste sábado (8)

Não castrou seu gato? Veterinária faz alerta que pode salvar a vida do seu pet

Quatro cidades do Amazonas recebem Agência-Barco da CAIXA em novembro; Confira calendário

Redação 07/11/2025 07/11/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior FAB encontra destroços e confirma mortes em queda de avião no interior do Amazonas
Próximo Artigo Fotos de pessoas desaparecidas em Manaus divulgadas pela Polícia Civil: homem, mulher sorrindo e rosto de jovem. Polícia Civil divulga fotos de três pessoas desaparecidas em Manaus
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.