Você já recebeu o envio de um “orçamento” via WhatsApp? Se já clicou, você caiu no mais recente golpe que circula no Brasil. Caso contrário, fique em alerta, pois é um novo golpe que pode roubar suas senhas e até mesmo a sua conta.
A tática, que vem sendo alertada por autoridades de segurança, é instalar um vírus capaz de clonar a conta do usuário, roubar todos os dados e se espalhar automaticamente aos contatos da sua agenda.
Normalmente, o golpe começa quando a vítima recebe uma mensagem no WhatsApp, aparentemente enviada por um conhecido. A mensagem costuma mencionar algo urgente, como “segue o orçamento que você solicitou, por favor, abra com urgência”. Junto vem um arquivo compactado (.zip), que ao ser aberto ativa um malware (software maligno) no dispositivo.
LEIA TAMBÉM: Polícia Civil divulga alerta sobre golpe praticado por falsos advogados
A partir do momento em que é infectado, o sistema operacional do aparelho, especialmente se for Windows ou outro que tenha suporte a sessões do WhatsApp Web, permite que o vírus detecte a sessão ativa do WhatsApp. Com isso, envia automaticamente o mesmo arquivo para todos os contatos da vítima e acelera a clonagem ou disseminação do golpe.
O Brasil tem sido alvo preferencial dessa campanha. Isso se dá por conta da enorme circulação do WhatsApp no país e da tendência dos usuários a abrir arquivos que recebem de amigos ou conhecidos, sem suficiente verificação.
Recomendação para não cair no golpe do WhatsApp
A principal recomendação é focar na prevenção e adotar práticas seguras no uso do aplicativo. Em caso de suspeita de infecção, é preciso agir rápido para evitar que o golpe se espalhe para sua rede de contatos.
Como identificar e evitar o golpe do orçamento
- Nunca clique em links ou abra arquivos .zip ou extensões desconhecidas que não foram solicitados
 - Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp
 - Mantenha o sistema operacional e o aplicativo atualizados
 - Evite compartilhar códigos de verificação que você recebe por SMS ou pelo aplicativo
 - Se sua conta for clonada, informe seus contatos, entre em contato com seu banco (se houver movimentações suspeitas) e recupere sua conta no WhatsApp
 
O que fazer se você já foi vítima
- Informe seus contatos para que não caiam no mesmo golpe.
 - Contate seu banco se houver indício de movimentações não autorizadas.
 - Utilize a função de ajuda/recuperação do próprio WhatsApp para recuperar acesso à conta original.
 

